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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Tonny Kerley de Alencar-
dc.creatorLira, Átila de Melo-
dc.creatorNaas, Irenilza de Alencar-
dc.creatorCosta, Ivanir-
dc.creatorVilas Boas, Ana Alice-
dc.creatorCappelle, Mônica Carvalho Alves-
dc.creatorSá, Geysa Elane Rodrigues de Carvalho-
dc.date.accessioned2016-10-05T13:30:35Z-
dc.date.available2016-10-05T13:30:35Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationRODRIGUES, T. K. de A. et al. Interfaces e delimitações da orientação para a inovação de micro e pequenas empresas brasileiras. Teoria e Prática em Administração, João Pessoa, v. 4 n. 2, p. 155-179, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11861-
dc.description.abstractThis article addresses the need for greater understanding of innovation between Micro and Small Enterprises (MSEs) in Brazil. The study focuses on analysis of primary data and has for objective to analyze the interfaces and delimitations guidance for innovation of MSEs Brazilian. The research was developed from the deductive method with approach quantitative by use statistics with primary data collection, as to the nature the research is applied, as to objectives is descriptive and as to the procedures she is a survey. Was applied a pretest with twenty companies and, subsequently, a questionnaire semistructured with 689 MSEs who agreed to participate, using a sampling probabilistic to a confidence level of 99% and a sampling error of 5%. The study offers two conclusions important. Firstly, confirms that there is not a typical challenge faced by MSEs with relation to its approach to innovation. The challenges for innovation can be perceived along three dimensions: the conception of innovation, the implementation of innovation and functional area of innovation. Secondly, the data confirm that the MSEs Brazilian generally possess chronic difficulties marketing of their innovations.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.sourceTeoria e Prática em Administraçãopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectPatentespt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subjectMicro and small enterprisespt_BR
dc.subjectPatentspt_BR
dc.titleInterfaces e delimitações da orientação para a inovação de micro e pequenas empresas brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeInterfaces and boundaries guidance for innovation of Brazilian micro and small enterprisespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo aborda a necessidade de uma maior compreensão da inovação entre Micro e Pequenas Empresas (MPEs) brasileiras. O estudo centra-se na análise de dados primários e tem por objetivo analisar as interfaces e delimitações da orientação para a inovação de MPEs brasileiras. A pesquisa foi desenvolvida a partir do método dedutivo com abordagem quantitativa por utilizar estatísticas com coleta de dados primários, quanto à natureza a pesquisa é aplicada, quanto aos objetivos é descritiva e quanto aos procedimentos ela é um survey. Foi aplicado um pré-teste com vinte empresas e, posteriormente, um questionário semiestruturado com 689 MPEs que concordaram em participar, utilizando uma amostragem probabilística a um nível de confiança de 99% e um erro amostral de 5%. O estudo oferece duas conclusões importantes. Em primeiro lugar, confirma que não há um desafio típico enfrentado pelas MPEs com relação à sua abordagem à inovação. Os desafios para a inovação podem ser percebidos ao longo de três dimensões: a concepção da inovação, a implementação da inovação e a área funcional da inovação. Em segundo lugar, os dados confirmam que as MPEs brasileiras geralmente possuem dificuldades crônicas de comercialização de suas inovações.pt_BR
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