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dc.creatorPinho, Juliano Aparecido de-
dc.date.accessioned2017-01-20T11:35:38Z-
dc.date.available2017-01-20T11:35:38Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2016-11-18-
dc.identifier.citationPINHO, J. A. de. Educação em astronomia para o ensino fundamental: o observatório astronômico do IFMG - Campus Bambuí integrado ao processo de ensino aprendizagem. 2016. 131 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12163-
dc.description.abstractThis paper presents to the scientific and academic community involved with education (researchers, professors and licentiates) the astronomical observatory of the Instituto Federal de Minas Gerais – Bambui Campus as an informal education and scientific promotion space. This work was developed with the objective of aiding the teacher with the education-learning process of concepts present in Astronomy and Physics for basic education. We present the development of a Didactic Sequence organized in three stages: Pre-visitation, Visitation and Post-visitation. During the Pre-visitation stage, in which the students are prepared for the visit, we present the evolution of the concepts of Astronomy throughout history. The Visitation consists of five interactive activities, performed in small groups and developed under the perspective of favoring an active stance of the students, both when interacting with the assistant professors and in performing the tasks. During the Post-visitation, the themes and phenomena verified in the visit are resumed and the Origin and Formation of the Universe are approached. The results of the analyses of the potential of the didactic sequence and of the contributions of the informal space are presented based on the investigation of the process developed with a class of the sixth grade of grade school.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEspaço não formal de ensinopt_BR
dc.subjectObservatório astronômicopt_BR
dc.subjectAstronomia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInformal teaching spacept_BR
dc.subjectAstronomical observatorypt_BR
dc.subjectAstronomy - Study and teachingpt_BR
dc.titleEducação em astronomia para o ensino fundamental: o observatório astronômico do IFMG - Campus Bambuí integrado ao processo de ensino aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeEducation in astronomy for grade school: the IFMG Bambui campus astronomical observatory integrated to the education-learning processpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Maciel, Antônio Marcelo Martins-
dc.contributor.referee1Roberto Júnior, Artur Justiniano-
dc.contributor.referee2Libardi, Helena-
dc.contributor.referee3Alves , Jacqueline Magalhães-
dc.description.resumoO trabalho aqui descrito apresenta à comunidade científica e acadêmica envolvida com a educação (pesquisadores, professores e licenciandos) o Observatório Astronômico do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus de Bambuí como espaço não - formal de ensino e de divulgação científica. O trabalho foi elaborado com a finalidade de auxiliar o professor no processo de ensino - aprendizagem de conceitos presentes na Astronomia e na Física para estudantes da educação básica. Apresentamos o desenvolvimento de uma Sequência Didática organizada em três etapas: a Pré visitação, a Visitação e a Pós visitação. Na etapa de Pré visitação, na qual os estudantes são preparados para a visita, apresenta-se a evolução dos conceitos de Astronomia ao longo da história. A visitação é constituída por cinco atividades interativas, realizadas em pequenos grupos, desenvolvidas na perspectiva de favorecer um posicionamento ativo dos estudantes, tanto nas interações com os monitores, quanto na realização de tarefas. A Pós visitação, que retoma temas e fenômenos observados na visita e aborda questões como a Origem e Formação do Universo. Os resultados e análises da potencialidade da sequência didática e das contribuições do Espaço não formal são apresentados a partir da investigação do processo desenvolvido com uma turma do sexto ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Exataspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Física - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



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