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Título: Análise de Perfil Conceitual em Ciclos de Modelagem: um estudo sobre o ensino do Efeito Doppler
Título Alternativo: Conceptual Profile analysis on Modelling Cycles: a study on the Doppler Effect teaching
Autor(es): Ezequiel, Lúcio Flávio de Castro
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5056021412776691
Orientador: Leitão, Ulisses Azevedo
Coorientador: Silva, Antonio dos Anjos Pinheiro da
Membro da banca: Maciel, Antonio Marcelo Martins
Membro da banca: Mortimer, Eduardo Fleury
Membro da banca: Brito, Luiz Cleber Tavares de
Assunto: Física – Estudo e ensino
Ciclos de Modelagem
Ondas (Física)
Efeito Doppler
Physics – Study and teaching
Models Cycles
Waves
Doppler Effect
Data de Defesa: 9-Dez-2016
Data de publicação: 1-Fev-2017
Agência de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
Referência: EZEQUIEL, L. F. de C. Análise de Perfil Conceitual em Ciclos de Modelagem: um estudo sobre o ensino do Efeito Doppler. 2016. 146 p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) voltada para o estudo da Física Ondulatória e do Efeito Doppler. As metodologias e estratégias utilizadas na construção e desenvolvimento da SD são sustentadas pelos Ciclos de Modelagem e a perspectiva de análise de todo o processo é a evolução do Perfil Conceitual do estudante participante. As atividades e avaliações têm foco na participação efetiva do aluno, na apropriação de termos e construção dos modelos físicos utilizados. Adotou-se a análise de conteúdo para uma abordagem qualitativa dos resultados obtidos a partir do desenvolvimento da SD, buscando a validação das propostas e métodos para construção e apropriação do conhecimento, fundamentando-se na aprendizagem significativa.
Abstract: This work shows the development of a Didactic Sequence (SD) dedicated to the study of Wave Physics and Doppler Effect. The methodologies and strategies of the SD are based on the theoretical background of the Hestenes Modeling Cycles. The activities developed by the students during the SD focus on the students’ effective participation, conceptual appropriation and on the building of the physical models that would be used on the understanding of the analyzed phenomena. The SD development evaluation, together with the students, was carried out through content analysis that bases a qualitative analysis of the Students’ Conceptual Profile Evolution. There was evidence of a slight evolution from originally intuitive profiles to observations that show a gradually more empirical / rational profile.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12217
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções: DEX - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – (Dissertações)

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