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dc.creatorSantos, Raygner Carvalho-
dc.date.accessioned2017-02-15T10:21:16Z-
dc.date.available2017-02-15T10:21:16Z-
dc.date.issued2017-02-07-
dc.date.submitted2016-12-15-
dc.identifier.citationSANTOS, R. C. A estética na formação docente: o cinema como possibilidade formativa. 2017. 125 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12262-
dc.description.abstractThis theoretical study constitutes a reflection on the formative aesthetic possibilities of the cinema in the scope of teacher formation. For this purpose, it is divided into four parts, based on the framework of the Critical Theory of Society.The first part, intended for the presentation and refinement of academic productions found in Capes journal portal, shows, due tothe low number of productions found, little concern about the proposed theme.Because of this, it relates this lack to the concept of instrumental rationality. The second part exposes and critically reflects on the selected material, seeking to evidence traces of this phenomenon in the content of the productions found. In the third part, a bibliographical review is performed, in which it aimst o clarify the phenomenon of instrumental rationality, its social effects, as well as to defend the aesthetic formation in opposition to it, also emphasizing some presuppositions in order to preventthis formation from falling, contradictorily, in the meshes of the instrumentalization. Finally, in the fourth part, some formative potentialities of cinema are presented, elucidating some possibilities of an aesthetic formation that is built from it. In conclusion, this work seeksto highlight some peculiarities i n the way the aesthetic formation of teachers through cinematographic art has been thought academically, drawing attention to the fact that they constitutea reflection of a historical social process in which a formation directed towards and by the senses is relegated to the background.Furthermore, this study also intends to set out some guidelines of an aesthetic formation based on the cinema,which can be really constructed in the opposite direction to the instrumentalization of the thought.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormação estéticapt_BR
dc.subjectRacionalidade instrumentalpt_BR
dc.subjectCinema - Formação de professorespt_BR
dc.titleA estética na formação docente: o cinema como possibilidade formativapt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Betlinsk, Carlos-
dc.contributor.referee1Franco, Renato Bueno-
dc.contributor.referee2Barbosa, Vanderlei-
dc.description.resumoO presente estudo teórico apresenta-se como uma reflexão acerca das possibilidades estético formativas do cinema no âmbito da formação docente. Nesse i ntuito, ancorado no referencial da Teoria Crítica da Sociedade, divide-se em quatro partes. A primeira parte, destinada à apresentação e refinamento de produções acadêmicas encontradas no portal e periódicos da Capes, mostra, devido ao baixo número de produções encontradas, pouca preocupação com o tema proposto. Diante disso, relaciona essa carência ao conceito de racionalidade instrumental. A segunda parte realiza a exposição e reflexão crítica do material selecionado, buscando evidenciar vestígios desse mesmo fenômeno no conteúdo das produções encontradas. Na terceira parte, é realizada uma revisão bibliográfica, na qual ambiciona-se aclarar o fenômeno da racionalidade instrumental, seus efeitos sociais, assim como defender a formação estética em contraposição a ela, realçando também alguns pressupostos para que essa formação não caia, contraditoriamente, nas malhas da instrumentalização. Por fim, na quarta parte, são apresentadas algumas potencialidades formativas do cinema, elucidando algumas possibilidades de uma formação estética que se construa a partir dele. Em suma, o trabalho procura evidenciar algumas peculiaridades no modo como a formação estética de professores, através da arte cinematográfica vem sendo pensada academicamente, chamando a atenção para o fato de elas apresentarem-se como reflexo de um processo social histórico, no qual uma formação voltada para e pelos sentidos é relegada a um segundo plano. Ainda nessa direção, pretende-se também traçar algumas diretrizes de uma formação estética a partir do cinema que realmente se construa na direção oposta à instrumentalização do pensamento.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1402448880448245pt_BR
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