Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12629
Título : A confecção de material didático de Biologia Celular na formação de professores de Biologia: análise da produção escrita dos licenciandos
Título(s) alternativo(s): Making didactic materials for Cell Biology in the initial teachers education: Analysis of written production of future teachers
Autor: Nascimento Júnior, Antônio Fernandes
Souza, Daniele Cristina de
Palavras-chave: Material didático-pedagógico
Formação de professores
Ensino de biologia
Divulgação científica
Didactic and pedagogic materials
Teacher training
Teaching of Biology
Scientific dissemination
Publicador: Universidade Federal de Mato Grosso
Data da publicação: 2011
Referência: NASCIMENTO JUNIOR, A. F.; SOUZA, D. C. de. A confecção de material didático de Biologia Celular na formação de professores de Biologia: análise da produção escrita dos licenciandos. Experiências no Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 6, n. 1, p. 193-204, 2011.
Resumo : Neste trabalho são analisados os artigos produzidos pelos licenciandos como síntese da estratégia de produção e apresentação de material didático. A linha teórica do processo e da análise foi a teoria dialética do conhecimento. A partir da analise textual constatou-se a possibilidade de instrumentalizar o futuro professor com tal estratégia. Foram produzidos jogos, maquetes e ilustrações artísticas como modelos de estruturas biológicas na perspectiva do ensino de ciências e/ou da divulgação científica. Os principais eixos de discussão dos artigos foram: a fase de construção do conhecimento e a necessidade da mobilização do sujeito para com o conhecimento. Ao propor a escrita do artigo se proporcionaram momentos de fundamentação teórica para a prática pedagógica, na qual os discentes procuraram fundamentar seus argumentos com referências bibliográficas da área de educação (alguns em maior grau outros em menor). Embora tenham tido dificuldades em realizar a síntese, demonstraram estar percorrendo tal caminho.
Abstract: This study analyzes the papers produced by future teachers as a synthesis of the strategy for producing and presenting didactic material. The theoretical line for the process and analysis was the dialectic of knowledge. The possibility of instrumentalizing the future teacher with this strategy was ascertained from analyzing the text. Games, mock-ups and artistic illustrations were produced as models of biological structures in the perspective of teaching sciences and/or scientific dissemination. The papers´ main axes of discussion were: the construction of knowledge phase and the need for mobilizing the subject in relation to knowledge. Moments of theoretical grounding for the pedagogical practice were provided by proposing the writing of the paper, in which students sought to ground their arguments with references from education (some to a greater, others to a lesser, degree). Although they have had difficulties in making the synthesis, they have demonstrated to be on the right path.
URI: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID140/v6_n1_a2011.pdf
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12629
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.