Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12629
metadata.artigo.dc.title: A confecção de material didático de Biologia Celular na formação de professores de Biologia: análise da produção escrita dos licenciandos
metadata.artigo.dc.title.alternative: Making didactic materials for Cell Biology in the initial teachers education: Analysis of written production of future teachers
metadata.artigo.dc.creator: Nascimento Júnior, Antônio Fernandes
Souza, Daniele Cristina de
metadata.artigo.dc.subject: Material didático-pedagógico
Formação de professores
Ensino de biologia
Divulgação científica
Didactic and pedagogic materials
Teacher training
Teaching of Biology
Scientific dissemination
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade Federal de Mato Grosso
metadata.artigo.dc.date.issued: 2011
metadata.artigo.dc.identifier.citation: NASCIMENTO JUNIOR, A. F.; SOUZA, D. C. de. A confecção de material didático de Biologia Celular na formação de professores de Biologia: análise da produção escrita dos licenciandos. Experiências no Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 6, n. 1, p. 193-204, 2011.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Neste trabalho são analisados os artigos produzidos pelos licenciandos como síntese da estratégia de produção e apresentação de material didático. A linha teórica do processo e da análise foi a teoria dialética do conhecimento. A partir da analise textual constatou-se a possibilidade de instrumentalizar o futuro professor com tal estratégia. Foram produzidos jogos, maquetes e ilustrações artísticas como modelos de estruturas biológicas na perspectiva do ensino de ciências e/ou da divulgação científica. Os principais eixos de discussão dos artigos foram: a fase de construção do conhecimento e a necessidade da mobilização do sujeito para com o conhecimento. Ao propor a escrita do artigo se proporcionaram momentos de fundamentação teórica para a prática pedagógica, na qual os discentes procuraram fundamentar seus argumentos com referências bibliográficas da área de educação (alguns em maior grau outros em menor). Embora tenham tido dificuldades em realizar a síntese, demonstraram estar percorrendo tal caminho.
metadata.artigo.dc.description.abstract: This study analyzes the papers produced by future teachers as a synthesis of the strategy for producing and presenting didactic material. The theoretical line for the process and analysis was the dialectic of knowledge. The possibility of instrumentalizing the future teacher with this strategy was ascertained from analyzing the text. Games, mock-ups and artistic illustrations were produced as models of biological structures in the perspective of teaching sciences and/or scientific dissemination. The papers´ main axes of discussion were: the construction of knowledge phase and the need for mobilizing the subject in relation to knowledge. Moments of theoretical grounding for the pedagogical practice were provided by proposing the writing of the paper, in which students sought to ground their arguments with references from education (some to a greater, others to a lesser, degree). Although they have had difficulties in making the synthesis, they have demonstrated to be on the right path.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID140/v6_n1_a2011.pdf
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12629
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DBI - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.