Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DEX - Departamento de Ciências Exatas >
DEX - Programa de Pós-graduação >
DEX - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12649

Título: Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos
Título Alternativo: Didactic inscriptions for a blind student in a didactic unit of resistive electrical circuits
Autor(es): Andrade, Lucas Mateus de
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2311980002990950
Orientador: Libardi, Helena
Coorientador: Leitão, Ulisses Azevedo
Membro da banca: Dickman, Adriana Gomes
Membro da banca: Henrique, Alexandre Bagdonas
Membro da banca: Silva, Antônio dos Anjos Pinheiros da
Assunto: Ensino de Física
Estudantes cegos
Inscrições didáticas
Deficientes visuais - Ensino
Physics education
Blind students
Didactic inscriptions
Data de Defesa: 9-Fev-2017
Data de publicação: 4-Abr-2017
Agência de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Referência: ANDRADE, L. M. de. Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos. 2017. 112 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.
Resumo: As inscrições didáticas adaptadas usadas no ensino de ciências para estudantes cegos têm sido objeto de estudo para alguns pesquisadores nos últimos anos e alguns tipos já estão sendo utilizados em provas do ENEM para cegos. Elaboramos uma Unidade Didática de circuitos elétricos resistivos com atividades que combinaram o uso de inscrições didáticas adaptadas, materiais em alto relevo e experimentos para propiciar a um estudante cego de uma escola pública condições de aprendizagem diferenciadas. As adaptações das inscrições didáticas da Unidade Didática foram feitas em um software gratuito, que oferece ferramentas que possibilitam desenhar figuras em pontos e escrever as palavras em braile. As interações do estudante com estes recursos didáticos adaptados foram gravadas em áudio e analisadas. Destacamos em nossa análise os episódios e sequências que foram construídos junto com o professor em processo dialógico e interacional, em especial, as situações com inscrições didáticas adaptadas. O objetivo deste estudo de caso único é examinar a viabilidade de tais recursos adaptados no ensino de física para um estudante cego. Para tanto, buscamos nos registros desta pesquisa evidências que contribuíssem nesse sentido. Os resultados encontrados neste trabalho sinalizam que os recursos didáticos adaptados representam uma alternativa viável para as aulas de Física com estudante cego. Acreditamos na possibilidade de uso das atividades da Unidade Didática e dos recursos didáticos nela utilizados em sala de aula no ensino inclusivo, ou seja, para estudante com ou sem deficiência visual.
Abstract: As inscrições didáticas adaptadas usadas no ensino de ciências para estudantes cegos têm sido objeto de estudo para alguns pesquisadores nos últimos anos e alguns tipos já estão sendo utilizados em provas do ENEM para cegos. Elaboramos uma Unidade Didática de circuitos elétricos resistivos com atividades que combinaram o uso de inscrições didáticas adaptadas, materiais em alto relevo e experimentos para propiciar a um estudante cego de uma escola pública condições de aprendizagem diferenciadas. As adaptações das inscrições didáticas da Unidade Didática foram feitas em um software gratuito, que oferece ferramentas que possibilitam desenhar figuras em pontos e escrever as palavras em braile. As interações do estudante com estes recursos didáticos adaptados foram gravadas em áudio e analisadas. Destacamos em nossa análise os episódios e sequências que foram construídos junto com o professor em processo dialógico e interacional, em especial, as situações com inscrições didáticas adaptadas. O objetivo deste estudo de caso único é examinar a viabilidade de tais recursos adaptados no ensino de física para um estudante cego. Para tanto, buscamos nos registros desta pesquisa evidências que contribuíssem nesse sentido. Os resultados encontrados neste trabalho sinalizam que os recursos didáticos adaptados representam uma alternativa viável para as aulas de Física com estudante cego. Acreditamos na possibilidade de uso das atividades da Unidade Didática e dos recursos didáticos nela utilizados em sala de aula no ensino inclusivo, ou seja, para estudante com ou sem deficiência visual.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12649
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções: DEX - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO_Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos.pdf2,01 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback