Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12649
metadata.teses.dc.title: Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos
metadata.teses.dc.title.alternative: Didactic inscriptions for a blind student in a didactic unit of resistive electrical circuits
metadata.teses.dc.creator: Andrade, Lucas Mateus de
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/2311980002990950
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Libardi, Helena
metadata.teses.dc.contributor.advisor-co1: Leitão, Ulisses Azevedo
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Dickman, Adriana Gomes
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Henrique, Alexandre Bagdonas
metadata.teses.dc.contributor.referee3: Silva, Antônio dos Anjos Pinheiros da
metadata.teses.dc.subject: Ensino de Física
Estudantes cegos
Inscrições didáticas
Deficientes visuais - Ensino
Physics education
Blind students
Didactic inscriptions
metadata.teses.dc.date.issued: 4-Apr-2017
metadata.teses.dc.description.sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
metadata.teses.dc.identifier.citation: ANDRADE, L. M. de. Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos. 2017. 112 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.
metadata.teses.dc.description.resumo: As inscrições didáticas adaptadas usadas no ensino de ciências para estudantes cegos têm sido objeto de estudo para alguns pesquisadores nos últimos anos e alguns tipos já estão sendo utilizados em provas do ENEM para cegos. Elaboramos uma Unidade Didática de circuitos elétricos resistivos com atividades que combinaram o uso de inscrições didáticas adaptadas, materiais em alto relevo e experimentos para propiciar a um estudante cego de uma escola pública condições de aprendizagem diferenciadas. As adaptações das inscrições didáticas da Unidade Didática foram feitas em um software gratuito, que oferece ferramentas que possibilitam desenhar figuras em pontos e escrever as palavras em braile. As interações do estudante com estes recursos didáticos adaptados foram gravadas em áudio e analisadas. Destacamos em nossa análise os episódios e sequências que foram construídos junto com o professor em processo dialógico e interacional, em especial, as situações com inscrições didáticas adaptadas. O objetivo deste estudo de caso único é examinar a viabilidade de tais recursos adaptados no ensino de física para um estudante cego. Para tanto, buscamos nos registros desta pesquisa evidências que contribuíssem nesse sentido. Os resultados encontrados neste trabalho sinalizam que os recursos didáticos adaptados representam uma alternativa viável para as aulas de Física com estudante cego. Acreditamos na possibilidade de uso das atividades da Unidade Didática e dos recursos didáticos nela utilizados em sala de aula no ensino inclusivo, ou seja, para estudante com ou sem deficiência visual.
metadata.teses.dc.description.abstract: As inscrições didáticas adaptadas usadas no ensino de ciências para estudantes cegos têm sido objeto de estudo para alguns pesquisadores nos últimos anos e alguns tipos já estão sendo utilizados em provas do ENEM para cegos. Elaboramos uma Unidade Didática de circuitos elétricos resistivos com atividades que combinaram o uso de inscrições didáticas adaptadas, materiais em alto relevo e experimentos para propiciar a um estudante cego de uma escola pública condições de aprendizagem diferenciadas. As adaptações das inscrições didáticas da Unidade Didática foram feitas em um software gratuito, que oferece ferramentas que possibilitam desenhar figuras em pontos e escrever as palavras em braile. As interações do estudante com estes recursos didáticos adaptados foram gravadas em áudio e analisadas. Destacamos em nossa análise os episódios e sequências que foram construídos junto com o professor em processo dialógico e interacional, em especial, as situações com inscrições didáticas adaptadas. O objetivo deste estudo de caso único é examinar a viabilidade de tais recursos adaptados no ensino de física para um estudante cego. Para tanto, buscamos nos registros desta pesquisa evidências que contribuíssem nesse sentido. Os resultados encontrados neste trabalho sinalizam que os recursos didáticos adaptados representam uma alternativa viável para as aulas de Física com estudante cego. Acreditamos na possibilidade de uso das atividades da Unidade Didática e dos recursos didáticos nela utilizados em sala de aula no ensino inclusivo, ou seja, para estudante com ou sem deficiência visual.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12649
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
Appears in Collections:DEX - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – (Dissertações)



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