Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DBI - Departamento de Biologia >
DBI - Artigos publicados em periódicos >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12663

Title: A utilização da metodologia de investigação no ensino de botânica: superando limitações de formação
Other Titles: Use of research methodology for the teaching of botany: overcoming limitations of training
???metadata.dc.creator???: Seabra, Lucas Anibal Faria
Heitor, Barbara Cristina
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
Keywords: Botânica - Ensino
Botânica - Metodologia de investigação
Formação de professores
Botany - Teaching
Botany - Research methodology
Teacher training
Publisher: Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista
Issue Date: 2014
Citation: SEABRA, L. A. F.; HEITOR, B. C.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. A utilização da metodologia de investigação no ensino de botânica: superando limitações de formação. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [Tupã], v. 10, n. 6, p. 85-98, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: A necessidade de metodologias de ensino que faça com que o aluno busque relacionar os fenômenos, fatos, pensamentos, deve ser estruturada para que o mesmo possua um pensamento concreto, capaz de compreender e questionar sobre os elementos naturais e sociais que fazem parte da sua história. Os professores são as bases necessárias para essa compreensão, sendo que os mesmos em grande escala possuem uma série de obstáculos para superar as limitações metodológicas e conceituais de formação existente no cotidiano escolar, fazendo-os recorrer aos livros didáticos de ensino. Como alternativa para o Ensino de Botânica a metodologia de investigação proposta neste trabalho, foi desenvolvida por dois alunos do curso de Ciências Biológicas Licenciatura onde cursavam a disciplina de Metodologia de Ensino em Botânica da Universidade Federal de Lavras. A proposta de tal disciplina, foi a criação de uma metodologia diferenciada para distanciando de elementos expositivos e acríticos, buscando uma compreensão e questionamento dos elementos que circundam o dia a dia dos alunos. Em momentos posteriores a mesma foi aplicada aos alunos da disciplina e a alunos do 7º Ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professor José Luiz de Mesquita, do município de Lavras-MG. Com analises e discussões sobre as avaliações em ambas aplicações, a pratica se mostrou potencializadora para o ensino de Botânica direcionado ao Reino Plante, onde é de fácil inserção para o contexto escolar, sendo uma metodologia de fácil aplicação e eficiente na construção de conhecimentos solidificados no dia a dia dos alunos.
Abstract: The need for teaching methodologies that make the student seeks to relate the phenomena, facts, thoughts, should be structured so that it has a concrete thinking, able to understand and ask about the natural and social elements that are part of its history . Teachers are needed for this understanding bases, with the same large scale have a number of obstacles to overcome methodological and conceptual limitations of existing training in school life, making them resort to textbook teaching. Alternatively for Teaching Botany the research methodology proposed in this paper, was developed by two students of Biological Sciences Degree which attended the course of Teaching Methodology in Botany, Federal University of Lavras. The purpose of such discipline, was the creation of a differentiated for distancing elements of expository and uncritical methodology, questioning and seeking an understanding of the elements that surround the daily lives of students In later times it was applied to students in the discipline and students from the 7th year of elementary school of the City School Professor José Luiz de Mesquita, the Lavras-MG. With analysis and discussions on the assessments in both applications, the practice proved aggravator for teaching Botany directed to United Plant, where it is easy to insert into the school context, and a methodology is easy to apply and effective in building knowledge solidified in the daily lives of students.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12663
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DBI - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ARTIGO_A utilização da metodologia de investigação no ensino de botânica - superando limitações de formação.pdf590.62 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License
Creative Commons

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback