Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DED - Departamento de Educação >
DED - Programa de Pós-graduação >
DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1267

Title: Um olhar crítico-reflexivo sobre as estratégias de aprendizagem de língua inglesa de licenciados em letras
???metadata.dc.creator???: Gonring, Danielle Oliveira Lelis
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Romero, Tania Regina de Souza
???metadata.dc.contributor.referee1???: Betlinsk, Carlos
Magalhães, Maria Cecília Camargo
???metadata.dc.description.concentration???: Linguística Aplicada
Keywords: Língua estrangeira
Ensino-aprendizagem
Ensino superior
Licenciando
Aprendizagem
English Language
Learning strategie
Higher education
Undergraduate
Learning
???metadata.dc.date.submitted???: 31-Jul-2013
Issue Date: 2013
Citation: GONRING, D. O. L. Um olhar crítico-reflexivo sobre as estratégias de aprendizagem de língua inglesa de licenciados em letras. 2013. 148 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: A Língua Inglesa tem sido altamente valorizada no Ensino Superior principalmente devido ao impacto que causa na visibilidade profissional e no desenvolvimento cultural como um todo. Porém, muitos estudantes passam por dificuldades ou problemas na aprendizagem de língua estrangeira, gerando uma aprendizagem aquém do desejável. Muitos são os aspectos que interferem no processo de aprendizagem e podem afetá-lo de forma positiva ou negativa, como afirma Lopes (2005). Os objetivos desta pesquisa são: (A) compreender as principais dificuldades enfrentadas por estudantes de graduação em Letras na aprendizagem da língua inglesa, (B) entender quais são as estratégias referidas por esses estudantes para superar suas próprias dificuldades, e (C) identificar as estratégias não referidas por esses estudantes. As informações coletadas nessa investigação servirão para apoiar educadores que trabalham com ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira. Para isso, realizei um estudo levando em conta aspectos como a aprendizagem de língua estrangeira, a relação entre reflexão crítica e linguagem, autonomia e construção de identidade, estratégias e teorias de aprendizagem. O estudo é baseado em conceitos vygotskianos (VYGOTSKY, 1996) que enfatizam, sobretudo, a capacidade dos indivíduos de aprender por meio de interações dialéticas estabelecidas com os outros. Para se chegar aos resultados, a metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, na qual as experiências vividas pelos participantes são prioridade, e o principal método de coleta dados foi de fonte documental. Nesta pesquisa documental (GIL, 1991) os dados são provenientes de diários de aprendizagem escritos por estudantes de graduação em Letras (ZABALZA, 1994). A interpretação dos dados foi feita com base em conceitos vygotskianos, complementada linguisticamente de acordo com os princípios da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994). Os resultados mostram que os estudantes se veem chegando a Universidade com poucos conhecimentos em língua inglesa. Os diários também revelam que os estudantes tem pouca habilidade para lidar com o processo de aprendizagem, o que pode dificultar o desenvolvimento de uma aprendizagem adequada ao longo do curso. Assim, o uso dos diários promove uma reflexão por parte dos estudantes, pois, constata-se que eles sabem da sua responsabilidade sobre a própria aprendizagem, mas possuem pouca autonomia nos estudos. Desenvolvem poucas estratégias para aprender, predominando as estratégias cognitivas. Há, portanto, a necessidade de que educadores possam desenvolver outros tipos de estratégias de aprendizagem com esses estudantes para beneficiá-los no desenvolvimento de sua autonomia e aprendizagem satisfatória de língua inglesa.
The English Language has been highly valued in higher education, mainly due to the impact causing both the professional visibility and cultural development as a whole. However, many undergraduate students have difficulties or problems in foreign language learning, generating poor learning. There are many aspects that affect the learning process and can affect you positively or negatively, as stated by Lopes (2005). The objectives of this research are: (A) to understand the main difficulties faced by undergraduates in Letters in English language learning, (B) to understand what the strategies mentioned by these students to overcome their difficulties are, and (C) to identify strategies not covered by these students. The information gathered by this investigation will serve to support educators who work with teaching-learning foreign language. For this, I carried out a study taking into account aspects such as foreign language learning, the relation between critical reflection and language, autonomy and identity building, learning strategies and learning theories. The study is based on Vygotskian concepts (VYGOTSKY, 1996) that emphasize, above all, the ability of individuals to learn through dialectical interactions established with others. In order to get the results, the methodology used was the qualitative approach, in which the experiences lived by the participants are the priority, and the main data collection method came from a documentary source. In this documentary research (GIL, 1991) data are drawn from learning diaries written by undergraduates in Letters (ZABALZA, 1994). The data interpretation was based on Vygotskian concepts, which was further linguistically complemented according to Systemic Functional Linguistics (HALLIDAY, 1994) principles. The results show that students see themselves as arriving at university with little knowledge of the English language. The diaries also reveal that students have little ability to deal with the learning process, which may impair the development of appropriate learning throughout the course. Thus, the use of the diaries promotes reflection by the students, because it is clear that they know their responsibility for their own learning, but they have little autonomy in the studies. They develop few strategies to learn, using mainly the cognitive strategies. There is, therefore, the necessity for educators to develop other types of learning strategies with these students to benefit them in developing their autonomy and satisfactory learning of the English language.
Description: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Educação, área de concentração em Linguística Aplicada, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1267
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISSERTACAO_Um olhar crítico-reflexivo sobre as estratégias de aprendizagem de Língua Inglesa de.pdf809.64 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback