Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DBI - Departamento de Biologia >
DBI - Artigos publicados em periódicos >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12671

Título: A utilização do filme “Dersu Uzala” na formação de professores para a construção de uma visão crítica da educação ambiental
Autor(es): Seabra, Lucas Aníbal Faria
Gonçalves, Laise Vieira
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
Assunto: Educação ambiental crítica
Formação de professores
Cinema no ensino
Publicador: Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista
Data de publicação: 2013
Referência: SEABRA, L. A. F.; GONÇALVES, L. V.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. A utilização do filme “Dersu Uzala” na formação de professores para a construção de uma visão crítica da educação ambiental. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 9, n. 6, p. 96-104, 2013.
Resumo: A necessidade de formação de professoras na perspectiva da Educação Ambiental Crítica (EAC) tem sido relevante uma vez que esta apresenta uma visão mais crítica das questões ambientais e sua relação com as questões sociais. Neste sentido realizou-se um minicurso de EAC pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) para licenciandos do curso de Ciências Biológicas desta universidade. Este teve como objetivo aproximar os licenciandos da concepção da EAC, através da utilização de um filme. O minicurso contou com a participação de 18 licenciandos e se constituiu em dois momentos. No primeiro, foi exibido o filme japonês “Dersu Uzala” (1975), dirigido por Akira Kurosawa. Num segundo momento, iniciou-se uma discussão sobre as perspectivas teóricas da Educação Ambiental Conservacionista e da EAC. Em seguida, a problematização construída durante a discussão do filme esteve relacionado às cenas do mesmo. Foi trazida uma discussão sobre o consumismo, onde os participantes citavam e reconheciam esse problema no cotidiano e, consequentemente, relacionava-os ao atual modelo econômico. Além disso, relataram como a mídia influencia nas ações dos indivíduos nesta “sociedade do consumo”. Também foi discutido a importancia da EAC estar presente no ambiente escolar. E, para tal, é fundamental que esta faça parte dos processos de formação de professores. Assim, a utilização do filme “Deru Uzala” se mostrou uma prática potencializadora na construção de aspectos relacionados a EAC possibilitando sua inserção na formação de professores e, posteriormente, no ambiente escolar.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12671
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DBI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
ARTIGO_A utilização do filme “Dersu Uzala” na formação de professores para a construção de uma visão crítica da educação ambiental.pdf277,78 kBAdobe PDFVer/abrir

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback