Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12685
Título : A utilização da história e filosofia da ciência para o ensino de botânica: um relato de experiência
Autor: Ferreira, Marco Túlio Mendes
Silva, Taís
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
Palavras-chave: História e filosofia da ciência
Metodologias não expositivas
Ensino de ciências
Ensino de biologia
Publicador: Associação Brasileira de Ensino de Biologia
Data da publicação: Out-2014
Referência: FERREIRA, M. T. M.; SILVA, T.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. A utilização da história e filosofia da ciência para o ensino de botânica: um relato de experiência. Revista SBEnBio, [S.l.], n. 7, p. 5411-5420, out. 2014.
Resumo : Na tentativa de superar as metodologias tecnicistas ainda vigentes na educação brasileira, o presente trabalho relata uma prática pedagógica não expositiva para o ensino de aspectos da botânica. Essa utiliza a história e a filosofia da ciência como recurso central para auxiliar na construção do pensamento crítico e reflexivo do aluno. A metodologia permite uma contextualização do conteúdo e o torna mais interessante por trazê-lo para mais perto do universo cognitivo do educando. A partir da avaliação e discussão acerca a prática, a metodologia foi percebida como um recurso com bom potencial para o ensino de ciências/biologia. Entende-se que a utilização de novas práticas pedagógicas dentro de sala, acompanhando a mudança do cenário escolar, possibilita uma formação cidadã dos alunos.
URI: http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0403-1.pdf
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12685
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.