Alteração - Atendimento do Repositório Institucional
clique aqui para acessar a portaria

RI-UFLA
Fechar
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12685
metadata.artigo.dc.title: | A utilização da história e filosofia da ciência para o ensino de botânica: um relato de experiência |
metadata.artigo.dc.creator: | Ferreira, Marco Túlio Mendes Silva, Taís Nascimento Junior, Antonio Fernandes |
metadata.artigo.dc.subject: | História e filosofia da ciência Metodologias não expositivas Ensino de ciências Ensino de biologia |
metadata.artigo.dc.publisher: | Associação Brasileira de Ensino de Biologia |
metadata.artigo.dc.date.issued: | Oct-2014 |
metadata.artigo.dc.identifier.citation: | FERREIRA, M. T. M.; SILVA, T.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. A utilização da história e filosofia da ciência para o ensino de botânica: um relato de experiência. Revista SBEnBio, [S.l.], n. 7, p. 5411-5420, out. 2014. |
metadata.artigo.dc.description.resumo: | Na tentativa de superar as metodologias tecnicistas ainda vigentes na educação brasileira, o presente trabalho relata uma prática pedagógica não expositiva para o ensino de aspectos da botânica. Essa utiliza a história e a filosofia da ciência como recurso central para auxiliar na construção do pensamento crítico e reflexivo do aluno. A metodologia permite uma contextualização do conteúdo e o torna mais interessante por trazê-lo para mais perto do universo cognitivo do educando. A partir da avaliação e discussão acerca a prática, a metodologia foi percebida como um recurso com bom potencial para o ensino de ciências/biologia. Entende-se que a utilização de novas práticas pedagógicas dentro de sala, acompanhando a mudança do cenário escolar, possibilita uma formação cidadã dos alunos. |
metadata.artigo.dc.identifier.uri: | http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0403-1.pdf http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12685 |
metadata.artigo.dc.language: | pt_BR |
Appears in Collections: | DBI - Artigos publicados em periódicos |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.