Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12685
metadata.artigo.dc.title: A utilização da história e filosofia da ciência para o ensino de botânica: um relato de experiência
metadata.artigo.dc.creator: Ferreira, Marco Túlio Mendes
Silva, Taís
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
metadata.artigo.dc.subject: História e filosofia da ciência
Metodologias não expositivas
Ensino de ciências
Ensino de biologia
metadata.artigo.dc.publisher: Associação Brasileira de Ensino de Biologia
metadata.artigo.dc.date.issued: Oct-2014
metadata.artigo.dc.identifier.citation: FERREIRA, M. T. M.; SILVA, T.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. A utilização da história e filosofia da ciência para o ensino de botânica: um relato de experiência. Revista SBEnBio, [S.l.], n. 7, p. 5411-5420, out. 2014.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Na tentativa de superar as metodologias tecnicistas ainda vigentes na educação brasileira, o presente trabalho relata uma prática pedagógica não expositiva para o ensino de aspectos da botânica. Essa utiliza a história e a filosofia da ciência como recurso central para auxiliar na construção do pensamento crítico e reflexivo do aluno. A metodologia permite uma contextualização do conteúdo e o torna mais interessante por trazê-lo para mais perto do universo cognitivo do educando. A partir da avaliação e discussão acerca a prática, a metodologia foi percebida como um recurso com bom potencial para o ensino de ciências/biologia. Entende-se que a utilização de novas práticas pedagógicas dentro de sala, acompanhando a mudança do cenário escolar, possibilita uma formação cidadã dos alunos.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0403-1.pdf
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12685
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DBI - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.