Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DBI - Departamento de Biologia >
DBI - Artigos publicados em periódicos >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12696

Title: A construção de painéis interpretativos como recurso pedagógico para a prática da educação ambiental
Other Titles: Construction of interpretative panels as educational resource for the pactice of environmental education
???metadata.dc.creator???: Andrade, M. N. B. de
Seabra, L. A. F.
Nascimento Junior, A. F.
Keywords: Educação ambiental
Recursos pedagógicos
Painéis interpretativos
Environmental education
Interpretive panels
Teaching resources
Publisher: Centro Universitário de Volta Redonda
Issue Date: Jun-2015
Citation: ANDRADE, M. N. B. de; SEABRA, L. A. F.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. A construção de painéis interpretativos como recurso pedagógico para a prática da educação ambiental. Revista Práxis, [S. l.], v. 7, p. 249-253, jun. 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Entendendo que a Educação Ambiental se faz eficaz no processo de sensibilização e no despertar de consciência dos seres humanos no que diz respeito às atividades da vida, alunos da graduação em Licenciatura plena em Ciências Biológicas participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) construíram um trabalho que foi proposta do curso de educação ambiental em que os participantes da atividade. A metodologia elaborada foi dividida em cinco momentos: a apresentação do convite do evento Rio +20; a discussão de conceitos propostos nos documentos do evento; a divisão de grupos para a confecção de painéis interpretativos; a apresentação dos cartazes dos grupos, tendo cada um dos grupos 5 minutos para a apresentação; e a discussão dos cartazes e das propostas dos documentos e avaliação da metodologia. A metodologia proposta nessa atividade nos mostrou que a apresentação do vídeo oficial do evento, a confecção dos painéis e a discussão final são um modelo de divulgação e popularização da EA. A partir da análise dos painéis e das discussões, foi possível concluir que a metodologia se fez eficaz no processo de despertar de consciência e criticidade nos participantes, portanto, os painéis se portam como uma ferramenta funcional para o ensino de Educação Ambiental.
Abstract: Understanding that Environmental Education becomes effective in the process of awareness and awakening of consciousness of human beings with regard to the activities of life, undergraduate students in full degree in Biological Sciences participants Institutional Scholarship Program Initiation to Teaching (PIBID) of the Federal University of Lavras (UFLA) built a work that was proposed in the environmental education course in which the participants of the activity. The methodology developed was divided into five stages: the presentation of the Rio + 20 event invitation; discussion of proposed concepts in the event of documents; splitting groups for making interpretive panels; the presentation of posters of groups, each group five minutes for the presentation; and the discussion of the posters and the proposals of documents and evaluation methodology. The methodology proposed in this activity has shown that the presentation of the official video of the event, made up the panels and the final discussion are a model of dissemination and popularization of EA. From the analysis of the panels and discussions, it was concluded that the methodology became effective in the process of raising awareness and criticality in participating, so the panels behave as a functional tool for teaching Environmental education.
URI: http://web.unifoa.edu.br/praxis/numeros/simposio/IV_Simposio_MECSMA.pdf
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12696
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DBI - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:

There are no files associated with this item.

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback