Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DED - Departamento de Educação >
DED - Programa de Pós-graduação >
DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12825

Título: Docência de Filosofia e a formação inicial nos cursos de licenciaturas
Título Alternativo: Teaching of Philosophy and initial training in the degree courses
Autor(es): Jesus, Wellington Elias de
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3290680315359967
Orientador: Betlinsky, Carlos
Membro da banca: Betlinsky, Carlos
Membro da banca: Barbosa, Vanderlei
Membro da banca: Melo, Renato da Silva
Assunto: Filosofia – Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino médio
Philosophy – Study and teaching
Teachers – In-service training
High school
Adorno, Theodor W., 1903-1969
Data de Defesa: 15-Mar-2017
Data de publicação: 4-Mai-2017
Referência: JESUS, W. E. de. Docência de Filosofia e a formação inicial nos cursos de licenciaturas. 2017. 134 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.
Resumo: O estudo parte do pressuposto de que a educação escolar é um processo de busca que visa propiciar condição autônoma ao educando através de uma tarefa conjunta de todo currículo, ou seja, de todas as disciplinas. Para isso, são revistos os aspectos relacionados com a composição das unidades de formação docente e com os planos de ensino, além de refletir, através de um breve histórico, sobre a disciplina de Filosofia no ensino médio no Brasil. Em seguida, analisa-se a matriz curricular do curso de Filosofia de uma Instituição de Ensino Superior Federal do Estado de Minas Gerais, na modalidade presencial, com o objetivo de investigar sua contribuição como suporte pedagógico-metodológico para a docência em Filosofia. A análise fundamenta-se nas bases teóricas de Adorno (Teoria Crítica), Severino, Gallo, entre outros autores que discutem a qualidade do ensino de Filosofia no ensino médio. A análise dos dados permite uma reflexão acerca da formação docente e da licenciatura para o ensino médio, demonstrando que são vários os desafios existentes, entre eles, o desafio do professor de assumir-se como colaborador de mudanças significativas na formação docente e discente, e ainda ser um motivador para questionamento e mudanças nas licenciaturas.
Abstract: The study starts from the assumption that school education is a research process that aims to provide an autonomous condition for the student through a joint task of all curriculum, that is, of all disciplines. To do so, the aspects related to the composition of the teacher training units and the teaching plans were reviewed, besides reflecting, through a brief history, on the discipline of Philosophy in high school in the Brazil. Then, the curricular matrix of the Philosophy course of a Federal Higher Education Institution of the State of Minas Gerais, in the presentialmodality, is analyzed, with the objective of investigating its contribution as a pedagogical-methodological support for teaching in Philosophy. The analysisisbased on the theoretical bases of Adorno (Critical Theory), Severino, Gallo, among other authors that discuss the quality of Philosophy teaching in high school. The analysis of the data allows a reflection about the teacher training and the high school degree, demonstrating that there are several challenges, among them, the teacher's challenge to assume as a collaborator of significant changes in teacher and student training, and Still be a motivator for questioning and changes in undergraduate degrees.
Informações adicionais: Arquivo retido, a pedido do(a) autor(a), até maio de 2018.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12825
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções: DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Não há arquivos associados para este Item.

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback