Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Artigos publicados em periódicos >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13301

Título: Estratégia de produção e seu suporte à competição: o caso da empresa Delícias do Trigo no mercado de panificados
Título Alternativo: Production strategy and your support for competition: the case of the company's Delícias do Trigo in the bakery market
Autor(es): Tavares, Wellington
Castro, Cleber Carvalho de
Assunto: Estratégia de produção
Empresas - Inovação
Empresas - Competição
Empreendedorismo
Production strategy
Enterprises - Innovation
Enterprises - Competition
Entrepreneurship
Publicador: Universidade do Sul de Santa Catarina
Data de publicação: Jan-2013
Referência: TAVARES, W.; CASTRO, C. C. de. Estratégia de produção e seu suporte à competição: o caso da empresa Delícias do Trigo no mercado de panificados. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 26-53, jan./abr. 2013.
Resumo: Atualmente, tem-se direcionado maior importância à área de produção, o que, em partes, se deve à maior convergência de opiniões sobre a importância da estratégia de produção e da competitividade. Nesse sentido, o presente artigo apresenta uma análise de como as estratégias de produção estão configuradas no setor de panificação. Com base nos estudos de Contador (1995) e Weelwright (1984), construiu-se um framework que foi utilizado para a análise das estratégias de produção no caso da empresa “Delícias do Trigo”, identificando-se os campos em que a empresa compete (preço, produto, prazo, assistência ou imagem) e como ela atua nas categorias estratégicas de decisão (capacidade, instalação, tecnologia de processos, relação com os elos da cadeia, recursos humanos, qualidade e sistemas de organização e controle). Para as análises, utilizou-se, também, dos critérios qualificadores e ganhadores de pedido (HILL, 1992). Na coleta de dados do estudo de caso qualitativo, foi utilizada a entrevista semiestruturada. Entre as principais conclusões do estudo, pode-se ressaltar que apesar da expansão no atendimento, a empresa tem perseguido maior expansão por meio de novas contas de clientes e de aumentos nas vendas dos clientes atuais, inserindo novos produtos e linhas diferentes das que apresenta atualmente. Além disso, a empresa tem atuado de forma coerente no campo da qualidade do produto, o que permitiu um grande avanço em termos de organização da produção e de amadurecimento da ideia de negócio projetada nos anos anteriores à mudança no foco de atuação da empresa.
Abstract: Currently has been directed to the greater importance production area, which, in part, due to greater convergence of views on the importance of manufacturing strategy and competitiveness. In this sense, this paper presents an analysis of how production strategies are set in the baking sector. Based on studies of Contador (1995) and Weelwright (1984), we constructed a framework for analyzing production strategies through a Case Studies in the company "Delícias do Trigo", identifying the areas in which the company competes (price, product, period, service or image) and how it operates in strategic decision categories (capability, installation, process technology, compared with the links in the chain, human resources, quality and systems of organization and control). The analyzes were also used for qualifying criteria and winners order (HILL, 1992). In collecting data from qualitative case study was used semi-structured interview. Among the main conclusions can be noted that despite the expansion of services the company has pursued further expansion through new customer accounts and increased sales from current customers, entering new products and different lines from those presented today. In addition, the company has acted consistently in the field of product quality, which enabled a breakthrough in terms of organizing production and maturation of the business idea in previous years projected to change the focus of activity company.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13301
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
ARTIGO_Estratégia de produção e seu suporte à competição - o caso da empresa Delícias do Trigo no mercado de panificados.pdf381,81 kBAdobe PDFVer/abrir

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback