Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Artigos publicados em periódicos >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13367

Título: Ensino de administração nos EUA e no Brasil: uma análise histórica
Autor(es): Oliveira, Aline Lourenço
Lourenço, Cléria Donizete da Silva
Castro, Cleber Carvalho de
Assunto: Educação superior
Ensino de administração
Business schools
Estudantes de administração
Higher education
Management education
Administration students
Publicador: FUMEC
Data de publicação: Jan-2015
Referência: OLIVEIRA, A. L.; LOURENÇO, C. D. da S.; CASTRO, C. C. de. Ensino de administração nos EUA e no Brasil: uma análise histórica. Pretexto, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 11-22, jan./mar. 2015.
Resumo: Os cursos de administração aumentaram em número e são procurados por muitos estudantes. Essa expansão quantitativa trouxe em seu bojo muitas críticas, entre elas, a falta de correspondência entre a expansão e a qualidade do ensino. No entanto, entende-se que muitos dos problemas enfrentados pelo ensino de administração, atualmente, são decorrentes da forma como os cursos foram constituídos. Por isso, o objetivo deste ensaio teórico é compreender as particularidades do atual cenário educacional da área de Administração no país, por meio do resgate histórico da ascensão e da crise do ensino de administração nos EUA e no Brasil. Como resultado, evidencia-se problemas comuns aos dois países tais como a mercantilização da educação. As particularidades nacionais evidenciam fragilidades no ensino que comprometem a formação do administrador e denotam uma falta de perspectiva deste campo de formação profissional.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13367
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
ARTIGO_Ensino de administração nos EUA e no Brasil - uma análise histórica.pdf207,34 kBAdobe PDFVer/abrir

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback