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Title: O canal de marketing configurado pelas centrais de compra
Other Titles: Marketing channel configured for purchasing centers
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Aline Lourenço de
Castro, Cleber Carvalho de
Keywords: Canal de marketing
Setor varejista
Central de compra
Marketing channel
Retail industry
Purchasing centers
Publisher: Federação das indústrias do estado de Santa Catarina
Issue Date: 2014
Citation: OLIVEIRA, A. L. de; CASTRO, C. C. de. O canal de marketing configurado pelas centrais de compra. E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, Santa Catarina, v. 7, n. 2, p. 143-154, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O setor varejista tem constituído Centrais de Compras (CCs) com a intenção de conseguirem melhores condições de negociação. Este é um formato associativista, que busca se posicionar no canal de marketing entre os varejistas e os atacadistas ou fabricantes. Criadas com o objetivo de aumentar a competitividade das empresas parceiras, as CCs proporcionam aos varejistas representatividade no canal de marketing frente aos demais agentes. Dessa forma, o pressuposto deste estudo é que as CCs estão promovendo mudanças nos relacionamentos dos agentes que integram o canal de marketing. Por meio de uma revisão bibliográfica, este trabalho busca refletir sobre a presença das CCs no canal de marketing, identificadas como um novo agente que passa a integrar e influenciar sua atuação.
Abstract: The retail sector has constituted Purchasing Centres (Centrais de Compra, CCs) with the intention of getting better trading conditions. This is an associative format, which seeks to position itself in the marketing channel between retailers and wholesalers or manufacturers. Created with the aim of increasing the competitiveness of our partner companies, CCs provide retailers with representation in the marketing channel ahead of the other agents. Thus, the assumption of this study is that the CCs are promoting changes in the relationships of agents that comprise the marketing channel. Through a literature review, this paper seeks to reflect on the presence of CC in the marketing channel, identified as a new agent that will integrate andinfluence its performance.
URI: http://revista.ctai.senai.br/index.php/edicao01/article/view/362
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/13387
???metadata.dc.language???: pt_BR
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