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Título: Modelos mistos e cotas no acesso ao ensino superior o caso do IFBA
Autor(es): Oliveira, Norma Souza de
Orientador: Bueno Filho, Júlio Sílvio Souza
Membro da banca: Viola, Denise Nunes
Nascimento, Cláudio Orlando C. do
Lima, Renato Ribeiro de
Scalon, João Domingos
Área de concentração: Estatística e Experimentação Agropecuária
Assunto: Ações afirmativas
Cotas
Etnia
Modelos lineares mistos
Vestibular
Affirmative actions
Ethnicity
Linear Mixed Models
School
College Entry Exam.
Data de Defesa: 14-Jun-2013
Data de publicação: 22-Nov-2013
Agência de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Referência: OLIVEIRA, N. S. de. Modelos mistos e cotas no acesso ao ensino superior : o caso do IFBA. 2013. 114 p. Tese (Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
Resumo: Nesta Tese se analisa o perfil socioeconômico dos candidatos e dos selecionados do vestibular 2012 do Instituto Federal da Bahia (IFBA), que adota um sistema de cotas por etnia e para escolas públicas. Pretende-se ilustrar características das formas de acesso que vêm sendo empregadas para o ensino superior no Brasil e potenciais formas alternativas de seleção inspiradas por modelos estatísticos. A Tese é composta de duas partes. A primeira apresenta um histórico sobre políticas afirmativas no Brasil e na Bahia. A segunda parte apresenta dois artigos, no primeiro artigo será apresentada uma análise dos desdobramentos da Lei nº 12.711/12 (chamada lei de reserva de vagas) à luz dos resultados para o curso Superior de Engenharia Mecânica do IFBA. No segundo artigo serão analisadas quatro modelos de seleção, sendo dois modelos estatísticos apresentados como opções para a seleção de candidatos ao ensino superior. Uma das principais hipóteses deste trabalho é que na escola se resumem as desigualdades sociais e isto pode ser usado para corrigir as comparações entre as habilidades dos estudantes. Verificaremos o quanto isso se reflete nos modelos estatísticos apresentados.
In this dissertation we analyze the socio-economic profile of the candidates and of those selected in the 2012 college admission exam of the Instituto Federal da Bahia (IFBA), which adopts an ethnic and public school education quota system. We intend to illustrate characteristics of the access forms which have been employed for higher education in Brazil, and potential alternative selection forms inspired by statistical models. This dissertation is comprised of two parts. The first presents a historic account on affirmative politics in Brazil and in Bahia. The second part presents two articles; in the first we will present a development analysis of the Law no12,711/12 (named the vacancy reservation law) in light of the results for the higher course of Mechanic Engineering of IFBA. In the second article, we analyzed four selection models, two statistical models presented as options for selecting candidates for higher education. One of the main hypotheses of this work is that, in school, social inequality are summarized, and this may be used to correct student skills comparisons. We will verify how much this reflects on the presented statistical models.
Informações adicionais: Tese apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária, área de concentração em Estatística e Experimentação Agropecuária, para a obtenção do título de Doutora.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1442
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DEX - Estatística e Experimentação Agropecuária - Doutorado (Teses)

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