Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/14442
metadata.revistascielo.dc.title: Certificação florestal na visão gerencial e estratégica do pólo moveleiro de UBÁ, MG
metadata.revistascielo.dc.title.alternative: Forest certification in the management and strategic vision of Ubá furniture industrial park, MG
metadata.revistascielo.dc.creator: Alves, Ricardo Ribeiro
Jacovine, Laércio Antônio Gonçalves
Silva, Márcio Lópes da
Valverde, Sebastião Renato
metadata.revistascielo.dc.subject: Certificação florestal
Cadeia de custódia
Mercado moveleiro
Pólo moveleiro de Ubá
Forest certification
Chain-of-custody
Furniture market
Ubá furniture industrial park
metadata.revistascielo.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras (UFLA)
metadata.revistascielo.dc.date: 12-Sep-2015
metadata.revistascielo.dc.identifier.citation: ALVES, R. R. et al. Certificação florestal na visão gerencial e estratégica do pólo moveleiro de Ubá, MG. CERNE, Lavras, v. 13, n. 1, p. 117-122, jan./mar. 2007.
metadata.revistascielo.dc.description.resumo: Com o trabalho, objetivou-se avaliar a visão gerencial e estratégica das empresas do pólo moveleiro de Ubá com relação à certificação florestal. Delimitaram-se, como objeto de estudo no pólo, as empresas potencialmente interessadas nessa certificação, sendo consideradas as ligadas à exportação. Elaborou-se um questionário para buscar informações sobre o conhecimento das empresas com relação à certificação florestal, sua visão gerencial e estratégica e a percepção de seu mercado consumidor com relação à mesma. Verificou-se que amaioria das empresas desconhecia a certificação florestal e seus clientes não seriam sensíveis a ela atualmente; a certificação, entretanto, seria necessária para atender às exigências futuras de seus clientes, tanto do mercado externo quanto no interno. Conclui-se que a certificação florestal ainda não faz parte da estratégia das empresas do pólo, mas poderá ser uma excelente oportunidade de sua valorização e diferenciação.
metadata.revistascielo.dc.description.abstract: The objective of this work was to evaluate the management and strategic vision of Ubá furniture industrial park toward the forest certification. The study focused on the companies potentially for obtaining certification, considering only the export companies. A questionnaire was prepared to collect information on the companies knowledge and view regarding forest certification, as well as the perception of market consumer. Most companies were unaware of the certification, and at present, their customers are not sensible to it; however, certification will be necessary to meet the future demands of their customers, both for domestic and foreign markets. It was concluded that the forest certification does not take part of these companies strategy, but it will constitute an excellent opportunity for their valuation and differentiation.
metadata.revistascielo.dc.language: por
Appears in Collections:CERNE



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons