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Título: Caracterização geotécnica de solos para estradas florestais: o caso da fazenda Monte Alegre da Duratex S.A.
Título(s) alternativo(s): Geotechnical characterization of soils for forest roads: the case of Monte Alegre farm, belonging to Duratex S.A.
Autor: Machado, Carlos Cardoso
Lopes, Eduardo Silva
Pereira, Reginaldo Sérgio
Pires, José Maurício Machado
Palavras-chave: Estradas florestais
Caracterização geotécnica
Forest roads
Characterization geotechnical
Publicador: Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Data: 24-Set-2015
Referência: MACHADO, C.C. et al. Caracterização geotécnica de solos para estradas florestais: o caso da fazenda Monte Alegre da Duratex S.A. CERNE, Lavras, v. 11, n. 1, p. 84-89, jan./mar. 2005.
Resumo: Objetivou-se com o presente trabalho, realizar ensaios geotécnicos aplicados à rodovias, nas estradas florestais da Fazenda Monte Alegre, pertencente à Empresa Florestal Duratex, com o intuito de dar subsídios na tomada de decisão para melhoria nos padrões construtivos e de manutenção dessas vias de acesso. Para tanto, foram realizados ensaios de caracterização (distribuição de partículas por tamanho, peso específico dos sólidos, limites de consistência), compactação e CBR, em 13 amostras de solos da região. Os resultados indicaram que, segundo às especificações técnicas do DNER (1996), 2 amostras de solos se enquadraram como material para reforço do subleito e, 11 como material para ser empregado em sub-base de pavimentos rodoviários sendo que, nenhuma das amostras foi considerada própria para uso em base de estradas, evidenciando-se com isso, a necessidade de aplicação de técnicas que alterem as propriedades dos solos locais com o emprego de aditivos químicos como cal e cimento.
Abstract: This research applied geotechnical tests to roads aiming at subsidizing the decision making process for improving the construction and maintenance patterns of access roads. In order to achieve this, characterization experiments (particle size distribution, specific weight of solids, consistence limits), compactation and CBR, in 13 samples of soils were done. The results indicated that, according to the technical specifications of DNER (1996), 2 samples of soils were classified as material for reinforcement of sandy soil, 11 as material to be used in road pavement sub-base and no one sample was considered appropriate for being used in highways base. Therefore, evidencing the need of applying techniques that alter local soil properties, such as, chemical stabilization.
Idioma: por
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