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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaiva, Caroline Mendonça Nogueira-
dc.creatorAlcântara, Juciara Nunes de-
dc.creatorCintra, Evandro Marcus-
dc.creatorCalegario, Cristina Lelis Leal-
dc.date.accessioned2017-08-14T13:12:29Z-
dc.date.available2017-08-14T13:12:29Z-
dc.date.issued2014-04-
dc.identifier.citationPAIVA, C. M. N. et al. Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s. Revista Ibero-Americana de Estratégia, Revista Ibero-Americana de Estratégia, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 70-82, abr./jun. 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15168-
dc.description.abstractThere is a consensus that the market circumstances induce firms to promote strategies adjustments (adaptation and differentiation) to meet its requirements. However, the challenge for academia is to determine the degree to which firms adapt or differentiate their products to export. Thus, this study aims to demonstrate through an empirical study, which characteristics of the firm and the foreign market influence export strategies (adaptation and differentiation) of small and medium businesses. Data were obtained from primary and secondary nature, through semi-structured questionnaire administered to SMEs from Minas Gerais and these were treated by Multiple Regression. The results show that adaptation strategies are influenced more by local conditions of the host country whereas differentiation strategies are influenced by the firm specific characteristics.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherComitê Científico Interinstitucionalpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.sourceRevista Ibero-Americana de Estratégiapt_BR
dc.subjectRegressão múltiplapt_BR
dc.subjectEstratégias de diferenciaçãopt_BR
dc.subjectEstratégias de adaptaçãopt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectDifferentiation strategiespt_BR
dc.subjectMultiple regressionpt_BR
dc.subjectAdaptation strategiespt_BR
dc.subjectSmall and medium enterprisespt_BR
dc.subjectEstrategias de adaptaciónpt_BR
dc.subjectEstrategias de diferenciaciónpt_BR
dc.subjectRegresión múltiplept_BR
dc.subjectPequeñas y medianas empresaspt_BR
dc.titleDeterminantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´spt_BR
dc.title.alternativeDeterminants of adaptation and differentiation international strategies of SMEspt_BR
dc.title.alternativeFactores determinantes de las estrategias internacionales “adaptación y diferenciación” de las PYMEpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoÉ consenso na literatura que as circunstâncias do mercado induzem as firmas a promover estratégias de ajustes (adaptação e diferenciação) para atender às suas exigências. Todavia, o desafio para a academia consiste em determinar em que grau as firmas se adaptam ou diferenciam para exportar seus produtos. Desta forma, o presente estudo propõe-se evidenciar, por meio de um estudo empírico, como as características da firma e do mercado estrangeiro influenciam nas estratégias de exportação (adaptação e diferenciação) de empresas de pequeno e médio porte. Foram coletados dados de natureza primária e secundária, obtidos através que questionário semiestruturado, aplicado às PME´s mineiras e estes foram tratados por meio da Regressão Múltipla. Os resultados mostram que as estratégias de adaptação são influenciadas mais pelos condicionantes locais do país hospedeiro, ao passo que para as estratégias de diferenciação as características das firmas são mais relevantes.pt_BR
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