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Título : Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s
Título(s) alternativo(s): Determinants of adaptation and differentiation international strategies of SMEs
Factores determinantes de las estrategias internacionales “adaptación y diferenciación” de las PYME
Autor: Paiva, Caroline Mendonça Nogueira
Alcântara, Juciara Nunes de
Cintra, Evandro Marcus
Calegario, Cristina Lelis Leal
Palavras-chave: Regressão múltipla
Estratégias de diferenciação
Estratégias de adaptação
Pequenas e médias empresas
Differentiation strategies
Multiple regression
Adaptation strategies
Small and medium enterprises
Estrategias de adaptación
Estrategias de diferenciación
Regresión múltiple
Pequeñas y medianas empresas
Publicador: Comitê Científico Interinstitucional
Data da publicação: Abr-2014
Referência: PAIVA, C. M. N. et al. Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s. Revista Ibero-Americana de Estratégia, Revista Ibero-Americana de Estratégia, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 70-82, abr./jun. 2014.
Resumo : É consenso na literatura que as circunstâncias do mercado induzem as firmas a promover estratégias de ajustes (adaptação e diferenciação) para atender às suas exigências. Todavia, o desafio para a academia consiste em determinar em que grau as firmas se adaptam ou diferenciam para exportar seus produtos. Desta forma, o presente estudo propõe-se evidenciar, por meio de um estudo empírico, como as características da firma e do mercado estrangeiro influenciam nas estratégias de exportação (adaptação e diferenciação) de empresas de pequeno e médio porte. Foram coletados dados de natureza primária e secundária, obtidos através que questionário semiestruturado, aplicado às PME´s mineiras e estes foram tratados por meio da Regressão Múltipla. Os resultados mostram que as estratégias de adaptação são influenciadas mais pelos condicionantes locais do país hospedeiro, ao passo que para as estratégias de diferenciação as características das firmas são mais relevantes.
Abstract: There is a consensus that the market circumstances induce firms to promote strategies adjustments (adaptation and differentiation) to meet its requirements. However, the challenge for academia is to determine the degree to which firms adapt or differentiate their products to export. Thus, this study aims to demonstrate through an empirical study, which characteristics of the firm and the foreign market influence export strategies (adaptation and differentiation) of small and medium businesses. Data were obtained from primary and secondary nature, through semi-structured questionnaire administered to SMEs from Minas Gerais and these were treated by Multiple Regression. The results show that adaptation strategies are influenced more by local conditions of the host country whereas differentiation strategies are influenced by the firm specific characteristics.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15168
Idioma: pt_BR
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