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Título : Fatores determinantes da utilização de programas de apoio à exportação: evidências de PMEs do estado de Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Factors associated with the use of export assistance programs: evidence from SMES of the Minas Gerais State
Autor: Alcântara, Juciara Nunes de
Calegario, Cristina Lelis Leal
Carneiro, Jorge Manuel Teixeira
Buchbinder, Felipe
Palavras-chave: Exportação - Programas de apoio
Determinantes internos da firma
Pequenas e médias empresas - Exportação
Export - Support programs
Firm level determinants
Small and medium enterprises - Export
Publicador: FUMEC
Data da publicação: Jul-2015
Referência: ALCÂNTARA, J. N. de et al. Fatores determinantes da utilização de programas de apoio à exportação: evidências de PMEs do estado de Minas Gerais. Revista de Administração FACES Journal, Belo Horizonte, v. 14 n. 3 p. 114-132, jul./set. 2015.
Resumo : Este trabalho verificou quais fatores favorecem o uso de programas governamentais de apoio à exportação por PME’s. A amostra foi constituída por 45 PME’s exportadoras mineiras. A natureza do estudo é quantitativa e os dados foram coletados por meio de um questionário semi-estruturado. Utilizou-se três equações de regressão logística para atender aos objetivos delineados. Os resultados mostram que o desempenho exportador e a rede de parceria com os concorrentes são fundamentais para o uso de suporte governamentais. O trabalho contribui para a literatura ao evidenciar que o uso de suportes governamentais para a exportação exige que a empresa possua o mínimo de condições necessárias que possibilitam o acesso e a apropriação destes incentivos externos. Entre os fatores relevantes, este trabalho evidencia a relevância de redes de relacionamento para PMEs para ampliar seu escopo de conhecimento e informações sobre a atividade de exportação.
Abstract: This paper aimed to verify which factors favor the use of government export promotion by SMEs. The sample was composed by 45 export SMEs of Minas Gerais State. The study is quantitative and data was collected by a semi-structured questionnaire. Six models of logistic regression were used to meet the objectives designed. Results shows that export performance, competitor’s relationship favor the use of government export support. The papers contributes to literature by evidencing that the use of governmental export promotion requires appropriate conditions that provide the enterprises access and use of external incentives. Among the relevant factors, this work highlights the importance of networking for SMEs to broaden their scope of knowledge and information on export activity.
URI: http://www.fumec.br/revistas/facesp/article/view/2414
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15169
Idioma: pt_BR
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