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metadata.artigo.dc.title: O turismo em pequenas cidades brasileiras: possíveis soluções para o setor sob a ótica das relações interorganizacionais
metadata.artigo.dc.creator: Andrade, Diego César Terra de
Castro, Conrado Gomide de
Oliveira, Denis Renato de
Santos, Antônio Carlos dos
metadata.artigo.dc.subject: Turismo
Redes interorganizacionais
Cadeia produtiva
Tourism
Interorganizational networks
Productive chain
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade Estadual de Goiás
metadata.artigo.dc.date.issued: Jul-2012
metadata.artigo.dc.identifier.citation: ANDRADE, D. C. T. de et al. O turismo em pequenas cidades brasileiras: possíveis soluções para o setor sob a ótica das relações interorganizacionais. Revista de Administração da UEG, Aparecida de Goiânia, v. 3, n. 2, jul./dez. 2012.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Segundo a organização mundial de turismo (OMT), o setor movimenta 53 diferentes segmentos da economia. No Brasil, verifica-se uma predominância de micro e pequenas empresas, que atuam, especialmente, em atividades de gastronomia, hospedagem, agenciamento de viagens, consultoria turística, transportes e artesanato. Tal singularidade da cadeia produtiva pode ser considerada como um agravante ao sucesso das organizações, fazendo-se necessário refletir sobre a interdependência organizacional. Nesse sentido, o presente artigo propõe analisar as relações interorganizacionais existentes no turismo da região de Tiradentes, Minas Gerais. Por fim, evidencia-se que os atrativos turísticos, belezas naturais e culturais são importantes, mas por si só não trazem o resultado esperado. Sendo assim, com a manutenção de toda a rede de forma cooperativa, por meio de relações interorganizacionais, é possível solucionar muitos problemas do setor.
metadata.artigo.dc.description.abstract: According to world tourism organization (UNWTO), the industry moves 53 different segments of the economy. In Brazil, there is a predominance of micro and small enterprises which operate especially in activities of food, accommodation, travel agency, tourism consulting, transport and handicrafts. This singularity of the productive chain can be considered as an aggravating factor to the success of organizations, making it necessary to discuss the organizational interdependence. In that sense, this paper proposes to analyse the interorganizational relationships in tourism industry of the region of Tiradentes, Minas Gerais. Finally, it is evident that the tourist attractions, natural and cultural beauties are important, but they will not bring the expected results alone. Therefore, the maintenance of the entire network cooperatively through interorganizational relationships, it is possible to solve many problems of the industry.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://www.revista.ueg.br/index.php/revista_administracao/article/view/451
repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15514
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
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