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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Diego César Terra de-
dc.creatorOliveira, Dênis de-
dc.creatorPassador, João Luiz-
dc.creatorBrito, Mozar José de-
dc.date.accessioned2017-10-11T18:43:30Z-
dc.date.available2017-10-11T18:43:30Z-
dc.date.issued2013-05-
dc.identifier.citationANDRADE, D. C. T. de et al. Clubes de Futebol x Televisão: como Bourdieu pode contribuir para a virada deste jogo de poder. Revista Economia & Gestão, Belo Horizonte, v. 13, n. 32, p. 130-147, maio/ago. 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2013v13n32p130pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15516-
dc.description.abstractSoccer, the world´s most popular sport, has a primary role in capitalist society, increased media attention, people´s interest and moves trillions of dollars a year. Although there is a favorable scenario in the world, in Brazil, the owners of the "product", the clubs are in serious difficulties, reflecting its position of inferiority in the network. In that sense, this theoretical essay has aimed at discussing the issue of the declining power of the Brazilian soccer club from the perspective of interorganizational networks, taking into consideration the history and sociological explanation of Pierre Bourdieu to the phenomenon. Conclusively, in a strategic perspective, one can consider the setting in "horizontal networks" as a means to achieve certain ends, achieving certain objectives that would rarely be met individually, however, although the economic motivations (structural configuration of networks) are the main dimension in terms of its constitution requires a special attention to the processes and the contingencies that determine the connections, links or links between social partners (functional configuration of networks).pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherPUC Minaspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista Economia & Gestãopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectRedes interorganizacionaispt_BR
dc.subjectPierre Bourdieupt_BR
dc.subjectSoccerpt_BR
dc.subjectInterorganizational networkspt_BR
dc.titleClubes de Futebol x Televisão: como Bourdieu pode contribuir para a virada deste jogo de poderpt_BR
dc.title.alternativeFootball Clubs x TV: as Bourdieu can help to change this power gamept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO futebol, esporte mais popular do mundo, possui papel fundamental na sociedade capitalista, aumenta a atenção da mídia, o interesse das pessoas e movimenta trilhões de dólares por ano. Embora haja um cenário favorável em nível mundial, no Brasil, os donos do "produto", os clubes, passam por dificuldades, reflexo de sua posição de inferioridade na rede. Nesse sentido, o presente ensaio teórico possui como objetivo discutir a questão da diminuição do poderio dos clubes de futebol brasileiro dentro da perspectiva de redes interorganizacionais, levando em consideração o contexto histórico e a explicação sociológica de Pierre Bourdieu para o fenômeno. Em uma perspectiva estratégica, pode-se considerar a configuração em “redes horizontais” como um meio para alcançar determinados fins, logrando certos objetivos que dificilmente seriam alcançados de forma individualizada. Embora as motivações econômicas (configuração estrutural de redes) sejam a principal dimensão no que se refere à sua constituição, é necessária uma atenção especial para os processos e para as contingências que determinam as conexões, laços ou vínculos sociais entre os parceiros (configuração funcionalista de redes).pt_BR
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