Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1644
Título: Avaliação de conhecimento estruturado no sistema de apoio a decisão para semiologia do cafeeiro
Título(s) alternativo(s): Evaluation of structured knowledge in decision support system for coffee semiology
Autor : Santos, Leandro Alvarenga dos
Primeiro orientador: Souza, Paulo Estevão de
metadata.teses.dc.contributor.advisor-co: Pozza, Edson Ampélio
Primeiro membro da banca: Guimarães, Rubens José
Área de concentração: Fitopatologia
Palavras-chave: Café
Diagnose
Manejo
Coffee
Diagnostics
Management
Data da publicação: 2014
Referência: SANTOS, L. A. dos. Avaliação de conhecimento estruturado no sistema de apoio a decisão para semiologia do cafeeiro. 2011. 56 p. Dissertação (Mestrado em Agronomia/Fitopatologia) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011.
Resumo: O Brasil é o maior produtor mundial de café e o segundo maior mercado consumidor, portanto, a cultura do cafeeiro tem grande importância cultural e socioeconômica para o país. Entre os limitantes na produtividade estão, principalmente, as doenças, as pragas, as deficiências nutricionais e fatores abióticos. O diagnóstico preciso e confiável é fundamental para o controle das doenças, além de evitar contaminações ambientais com a utilização desnecessária de defensivos agrícolas. Muitas pesquisas são realizadas todos os anos gerando novos conhecimentos e técnicas que contribuem para o aumento da produtividade. Todo este conhecimento e técnicas geradas precisam ser difundidos e a informática oferece algumas soluções, entre elas o emprego de sistemas de apoio à decisão (SAD), que atua disponibilizando o conhecimento e reduzindo possíveis erros de diagnose e manejo. Para disponibilizar o conhecimento acumulado nos últimos dez anos e divulgá-lo de forma eficiente, este trabalho foi realizado com os seguintes objetivos: i) construir uma base de conhecimentos para diagnóstico de doenças bióticas e abióticas; ii) desenvolver e implementar a nova versão do SAD e iii) avaliar o sistema. O conhecimento foi adquirido por meio de entrevistas, com especialistas e, para complementar, foram consultadas literaturas específicas sobre a cafeicultura. No desenvolvimento da nova versão do SAD foi construída a interface em ambiente atual (Windows Seven), inteiramente ilustrada. O SAD foi construído utilizando-se a ferramenta ´Borland Delphi´. Foram inseridos 35 novos diagnósticos (3 de doenças, 5 de pragas, 6 de causas nutricionais e 21 de causas abióticas), 34 novos ramos e 66 nós. Foi dada ênfase nas fotografias, inserindo-se 20 novas fotografias de sintomas e 36 ilustrações. A validação do programa foi realizada por três grupos, de diferentes níveis de conhecimento (10 pessoas/grupo), tentando diagnosticar corretamente. Obteve-se um acerto de 23% dos usuários e 91% do SAD. O sistema foi denominado Doctor Coffee v2.0.
metadata.teses.dc.description: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, área de concentração em Fitopatologia, para obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1644
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DFP - Agronomia/Fitopatologia - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Avaliação de conhecimento estruturado no sistema de apoio a decisão para semiologia do cafeeiro.pdf389,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.