Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DED - Departamento de Educação >
DED - Programa de Pós-graduação >
DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1689

Título: O uso do computador nas aulas de história: contribuições e desafios
Autor(es): Cruz, Sayonara Ribeiro Marcelino
Orientador: Vallin, Celso
Membro da banca: Prado, Maria Elisabette Brito B.
Ramos, Rosana
Área de concentração: Educação mediada por tecnologias
Assunto: Educação
Education
Educação - História
Professores - Formação
Data de Defesa: 27-Set-2013
Data de publicação: 2014
Referência: CRUZ, S. R. M. O uso do computador nas aulas de história: contribuições e desafios. 207 p. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender as contribuições e os desafios do uso do computador nas aulas de História. Para tanto, recorre-se a um estudo teórico sobre as publicações acadêmicas que tratam dessas questões propondo dois caminhos investigativos: buscando as concepções de ensino de História de um grupo de professores do Ensino Fundamental correlacionando-as com os avanços e os desafios da incorporação das tecnologias na prática pedagógica. E um olhar sobre a minha prática como professora de História no desenvolvimento de aulas, por meio de um planejamento com base na pedagogia de projetos, prevendo o uso criativo e crítico do computador e internet. O processo metodológico da pesquisa tem um percurso investigativo de cunho qualitativo e a análise do material coletado por meio de entrevista semiestruturada, diário de campo feito pela professora pesquisadora, relatório e trabalhos produzidos pelos alunos, permitiram evidenciar algumas contribuições importantes e possíveis comprovando que as tecnologias podem trazer mudanças nas práticas pedagógicas e em especial ao ensino da História, oportunizando aos estudantes situações de construção de conhecimento significativo em um ambiente colaborativo. Por outro lado, o cenário de tecnologias na educação revela um grande desafio para os educadores, pois se faz necessário relacionar a postura pedagógica do professor com a necessidade de formação constante e com a reflexão sobre a prática pedagógica de modo que se possam ampliar as possibilidades que as TDIC podem trazer à construção do conhecimento histórico. Espera-se com isso colaborar com o aprofundamento da discussão sobre a incorporação das tecnologias ao currículo e da integração de conhecimentos específicos, tecnológicos e pedagógicos (TPCK) como um caminho para se pensar em novas abordagens para a formação de professores.
This study aims to understand the contributions and challenges of computer presence in History classes. For this purpose, it has been approached a theoretical study of academic publications that encompass such issues. For that two investigative paths are proposed: the first one investigates concepts of education and History teaching for a group of elementary school teachers, thus correlating them with the advances and challenges of technology incorporation in teaching practices; the second one is related to my practice as a History teacher in the elaboration of lessons by means of a planning based on pedagogic projects, providing a creative and critical use of computers and internet. The methodological process research has a qualitative investigation course. The analysis of the material collected through semi-structured interviews, a field diary elaborated by the researcher, as well as reports and works produced by students have highlighted some important and possible contributions. So, it can be concluded that technology can offer changes in teaching practices, especially to History teaching providing opportunities for students that intend to create situations of significant knowledge in a collaborative environment. For other hand, the scenary of technology in education reveals a major challenge for educators because it is necessary to relate the teacher's pedagogical position with the need for constant training and a reflection on teaching practice so that possibilities of TDIC could be enlarged and improve the construction of historical knowledge. It is expected that this work could collaborate with further discussions on the incorporation of technology to school programs and the integration of a technological knowledge and pedagogical content (TPCK) as a way to think about new approaches to teacher training.
Informações adicionais: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Mestrado Profissional em Educação, área de concentração em Educação mediada por tecnologias, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1689
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTACAO_O uso do computador nas aulas de história....pdf2,48 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback