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dc.creatorSant'Ana, Antonio Rafael-
dc.date.accessioned2014-08-04T14:33:54Z-
dc.date.available2014-
dc.date.available2014-08-04T14:33:54Z-
dc.date.copyright2014-
dc.date.issued2014-08-04-
dc.date.submitted2014-02-26-
dc.identifier.citationSANT´ANA, A. R. Sistema de detecção de colisão entre veículos utilizando GPS e ZigBee. 2014. 75 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2085-
dc.descriptionDissertação apresentada a Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, área de concentração em Ciência da Computação, para a obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectZigBeept_BR
dc.subjectVANETpt_BR
dc.subjectVehicular Ad Hoc Networkspt_BR
dc.titleSistema de detecção de colisão entre veículos utilizando GPS e ZigBeept_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDCC - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationCiência da Computaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lacerda, Wilian Soares-
dc.contributor.referee1Correia, Luiz Henrique Andrade-
dc.contributor.referee1Oliveira, Ricardo Augusto Rabelo-
dc.description.resumoVehicular Ad Hoc Networks (VANETs) são redes ad hoc veiculares nas quais os n os são ve ículos automotores que apresentam alta mobilidade e podem se comunicar uns com os outros (V2V - Vehicle-to-Vehicle) ou com uma infra-estrutura de estrada (V2I - Vehicle-to-Infrastrucuture). Em decorrência do grande n úmero de acidentes no trânsito, as principais aplicações desenvolvidas para VANETs estão relacionadas a seguran ça dos motoristas. Embora existam v ários projetos de pesquisa, voltados a de ni c~ao de padrões e desenvolvimento de hardwares espec cos, para o funcionamento das aplica ções em redes veiculares, ainda, existe uma indisponibilidade dessa tecnologia de comunica c~ao de maneira funcional. Objetivou-se neste trabalho avaliar a utiliza c~ao do padrão ZigBee, em redes veiculares, para o desenvolvimento de aplicações, voltadas a preven ção de acidentes no trânsito. Um prot otipo foi desenvolvido, para que fosse poss í vel avaliar a viabilidade de um sistema, para alerta de colisão entre ve ículos, utilizando GPS e ZigBee. Nos resultados mostraram-se que o ZigBee atende os requisitos m ínimos necessários para a constru ção de aplica ções, voltadas a seguran ça no trânsito, podendo ser utilizado como uma alternativa ao padrão IEEE 802.11p.pt_BR
dc.description.resumoVehicular Ad-Hoc Networks (VANETs) are networks that use vehicles with high mobility and can communicate to others vehicles V2V (Vehicle-to-vehicle) and/or to a road structure V2I (Vehicle-toinfrastructure) as its nodes. Due to a large number of tra c accidents, road safety has become a main issue and VANETS can be used as a tool to guarantee driver safety. The aim of this work is to evaluate the use of the standard ZeeBee in vehicular networks, developing safety relating applications in order to improve safety in road tra cs. Latency tests and packet losses were performed using real testing between vehicles with di erent speed and distance. Furthermore, a prototype was developed so that we could assess the viability of the system to alert collisions among vehicles by using GPS and ZeeBee. The results indicate that ZigBee was e cient and has the minimum requirements needed for tra c safety related applications. ZigBee can be used as an alternative to the standard IEEE 802.11p.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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