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Título: Design e cultura em produtos globais: a semiótica como ponto de convergência
Título Alternativo: Design and culture in global products: semiotics as the converging point
Autor(es): Melo, Felipe Domingues Machado
Orientador: Sette, Ricardo de Souza
Membro da banca: Rezende, Daniel Carvalho de
Área de concentração: Organizações, Mudanças e Gestão Estratégica
Assunto: Design
Cultura
Semiótica
Desenvolvimento de produtos globais
Culture
Semiotics
Global product development
Data de Defesa: 31-Jan-2008
Data de publicação: 6-Ago-2014
Referência: MELO, F. D. M. Design e cultura em produtos globais: a semiótica como ponto de convergência. 2008. 136 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2008.
Resumo: Design is strongly present in all aspects of human beings lives. Its demonstration in objects allows individuals to define themselves as social groups, to communicate with others and experience the world. The relationship between individuals and products, which in this case are using objects, is more complex than being merely material and economic issues. They can then be understood as complex social phenomena, in which the symbolic aspects are equally relevant. Although the design issue for product development in international markets is significantly recognized, it has been neglected by both management and design literatures, which results in the lack of publications on this subject. When approached, the studies presented are either functionalist or shown without the required depth. It is believed to be due to the high level of complexity when seeking accurate or less generic information that supports the cultural aspects configuration of specific contexts in products for the global markets. As a result, it is necessary to better understand the possibilities of relationships between physical and specific cultural symbols in order to improve product development and adjustment for international markets. Therefore, there was a purpose to show, theoretically, the relationships between artifacts configuration and cultural aspects when designing products to global environment. In order to create basis for future studies, the theoretical research was used to develop an associative analysis between design and symbolic cultural aspects from the semiotics perspective. Through associative analysis and logic deduction, it was revealed that, in an anthropological sense, the experience of individuals with artifacts produces complex meanings controversy involving both functional and symbolic objects perspective. The symbolic perspective is essential for the understanding of ontological object aspects that can be neither planned nor reached from the positivist epistemological view, even if superficially. This dissertation then presents a frame-work and suggests a theoretical model for discussion about the understanding of such controversies. Attention is called to the need of deep studies of the issues associated to the symbolic cultural aspects present in the relationship between individuals and artifacts. It is believed that the keys to better differentiate, develop and adapt global products are intrinsically associated with this relation.
O design está presente em todos os aspectos da vida dos seres humanos. Através da sua manifestação em objetos, os indivíduos se definem como grupos sociais, se comunicam e experimentam o mundo. As relações estabelecidas entre indivíduos e produtos, neste caso objetos de uso, vão além de questões econômicas e materiais, podendo ser entendidas como fenômenos sociais complexos, onde os aspectos intangíveis, simbólicos, não são menos importantes. Ainda assim, a questão do design para o desenvolvimento de produtos em ambientes internacionais, embora de reconhecida relevância, vem sendo negligenciada tanto pela literatura das ciências administrativas quanto pela própria disciplina do design, tornando raras as publicações sobre o tema. Quando abordada, são apresentados estudos funcionalistas, sem a profundidade exigida. Acredita-se que isto se deva ao elevado nível de complexidade deparado ao se buscar informações precisas, ou menos genéricas, que apóiem a configuração de aspectos culturais de contextos específicos em produtos destinados ao mercado global. Sendo assim, faz-se necessário o melhor entendimento das possibilidades de relacionamento entre aspectos físicos e culturais simbólicos específicos para os processos de desenvolvimento e de adaptação de produtos internacionais. Portanto, visou-se demonstrar, teoricamente, como se dão as relações entre a configuração de artefatos e aspectos culturais, bem como seus desdobramentos em produtos globais. Para tanto, com o intuito de gerar uma base para estudos posteriores, foi utilizada a pesquisa teórica para a elaboração de uma análise associativa entre o design e aspectos culturais simbólicos sob o ângulo da semiótica. Através da análise associativa e da dedução lógica, evidenciou-se que, em sentido antropológico, a experiência dos indivíduos com os artefatos produz articulações complexas de significados e de significações que envolvem tanto a perspectiva funcional quanto a simbólica dos objetos. Sendo esta fundamental para a compreensão de aspectos ontológicos que do ponto de vista epistemológico positivista não podem ser alcançados ou traçados, ainda que superficialmente. Assim, este trabalho propõe um modelo teórico e apresenta um esquema, ambos para a discussão acerca do entendimento de tais articulações; e, por conseguinte, chama a atenção para a necessidade de aprofundamento nas questões relacionadas aos aspectos culturais simbólicos existentes na relação estabelecida entre indivíduos e objetos de uso, uma vez que nela acredita-se estarem incrustadas as chaves para a diferenciação, melhor desenvolvimento e adaptação de produtos globais.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2308
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

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