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Título: A dinâmica do campo científico e os capitais em jogo na pesquisa em uma universidade pública
Autor(es): Cappelle, Mônica Carvalho Alves
Antonialli, Luiz Marcelo
Santana, Ruth Bernades de
Vilas Boas, Ana Alice
Assunto: Capitais
Parcerias
Pesquisa
Campo
Bourdieu
Capitals
Partnerships
Research
Field
Data de publicação: 7-Ago-2014
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Referência: TEIXEIRA, J. C. A dinâmica do campo científico e os capitais em jogo na pesquisa em uma universidade pública. 2011. 198 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011.
Resumo: No contexto da pesquisa científica, como um campo social específico, em que se inserem valores, objetos e interesses específicos, considera-se que a colaboração entre pesquisadores vai sendo estimulada dentro da dinâmica de submissão de projetos a editais. Nesse contexto, se buscou compreender, como presente estudo, quais são os capitais em jogo na formação de equipes de projetos de pesquisa submetidos à FAPEMIG em 2009 por docentes da Universidade Federal de Lavras - MG, que influenciem as possíveis estratégias empreendidas pelos agentes dentro de uma dinâmica de disputa por aprovação de projetos. Especificamente, se buscou compreender, por meio dos tipos de capitais propostos por Bourdieu (1989) - econômico, cultural, social e simbólico - quais são aqueles valorizados dentro do campo científico para as escolhas e as estratégias dos agentes. Utilizou-se a teoria do campo de Bourdieu (1989), juntamente com as noções de habitus, capital e campo científico. Por meio de pesquisa documental, entrevistas e análise de conteúdo, verificou-se que o que motiva a escolha por parceiros de pesquisa é o interesse, por parte dos pesquisadores, principalmente, pelo capital econômico e capital cultural e, em menor relevância comparativamente a esses dois capitais, o capital social também é valorizado nas parcerias estabelecidas. Assim, infere-se que a posse desses capitais possa condicionar o posicionamento dos pesquisadores dentro de um espaço de distinções simbólicas. Também, o interesse por esses capitais se relaciona, particularmente, ao conhecimento, pelos docentes, de quais são as leis do campo em que estão inseridos. Por fim, reconhece-se uma dinâmica existente entre a estrutura do campo, representada pelas regras e pressões exercidas sobre os pesquisadores, e a agência, que se faz presente, na medida em que tais docentes manifestam seus desejos e satisfações individuais, que se tornam aspectos subjetivos de sua prática social.
Within the context of scientific research as a specific social field, in which there are values, objects and specifics interests, it is considered that the collaboration between researchers will be stimulated within the dynamic of submission of projects. In this context, this study was carried out with the objective of understand what are the capitals at stake in building of research projects teams submitted to FAPEMIG in 2009 by teachers of Universidade Federal of Lavras - MG, that also influence possible strategies undertaken by agents within a dynamic of competition for approval of research projects. Specifically, the objective was to understand, by the types of capital proposed by Pierre Bourdieu (economic, cultural, social and symbolic), which are those valued within the scientific field for the choices and strategies of the agents. It was used the field theory of Bourdieu, together with the notions of habitus, capital and scientific field. Through documentary research, interviews and content analysis, it was verified that what motivates the choice of research partners is the researchers´ interest on economic capital and cultural capital, and in minor importance compared to these two capitals, social capital was also valued in partnerships formation. Thus, it appears that the possession of such capitals can influence the positioning of researchers within a space of symbolic distinctions. Also, interest in these capitals relates particularly to the teachers´ knowledge about the laws of field in which they are embedded. Finally, it recognizes a dynamic that exists between the field structure, represented by the rules and pressures on researchers, and the agency, which is present in the wishes and individual satisfactions that these teachers expressed, which become subjective aspects of their social practice.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2388
Aparece nas coleções: DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

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