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dc.creatorDornelas, Myriam Angélica-
dc.date.accessioned2014-08-11T14:09:03Z-
dc.date.available2014-08-11T14:09:03Z-
dc.date.issued2014-08-11-
dc.date.submitted2005-01-07-
dc.identifier.citationDORNELAS, M. A. Responsabilidade social versus filantropia empresarial: um estudo de casos na cadeia automobilística de Minas Gerais. 2005 127 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2482-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectFilantropia empresarialpt_BR
dc.subjectCadeia automobilísticapt_BR
dc.subjectSocial responsibilitypt_BR
dc.subjectManagerial philantropypt_BR
dc.subjectAutomobile chainpt_BR
dc.titleResponsabilidade social versus filantropia empresarial: um estudo de casos na cadeia automobilística de Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeSocial responsibility and managerial philantropy: study of cases in the automobile chain of Minas Geraispt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDAE - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationDinâmica e Gestão de Cadeias Produtivaspt_BR
dc.contributor.advisor1Salazar, German Torres-
dc.contributor.referee1Ribeiro, Cláudia Maria-
dc.contributor.referee1Machado, Márcia Cristina da Silva-
dc.contributor.referee1Amâncio, Robson-
dc.description.resumoA empresa é socialmente responsável quando vai além da obrigação de respeitar as leis, pagar impostos e observar as condições adequadas de segurança e saúde para os trabalhadores, e faz isso por acreditar que assim será uma empresa melhor e estará contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa. Neste trabalho, analisamos a conduta das organizações, buscando definir a visão existente por detrás da conduta organizacional, formalizamos as características da atuação das empresas diferenciando o que é filantropia e responsabilidade social, bem como observamos o seu posicionamento sob diferentes dimensões (stakeholders). Metodologicamente, este estudo predominantemente qualitativo, trata de um estudo de casos em duas empresas da cadeia automobilística da região sul do estado de Minas Gerais. Foi realizada uma triangulação de dados, em que foram confrontados documentos, observação não-participante, questionário estruturado e entrevistas em profundidade com o intuito de investigar a conduta social/ambiental das empresas pesquisadas, buscando, dessa forma, responder aos objetivos do trabalho. Utilizou-se um modelo analítico para caracterizar o engajamento em responsabilidade social, no qual buscou-se perceber as ações concretas realizadas pelas empresas ligadas à atividades sociais/ambientais. A partir do momento que se traçou a conduta da empresa, foi possível definir a visão de responsabilidade social praticada por esta, bem como identificar as dimensões (stakeholders) mais beneficiados por tais ações. Conclui-se do estudo que a Distribuidora Ltda. caracteriza-se principalmente por possuir ações isoladas baseadas em decisão individual e sem gerenciamento (estabelecimento em documentos formais) das ações por parte da empresa. As ações implementadas pela Fornecedora S.A. são de base estratégica, demandando dessa forma gerenciamento. São também vinculadas, ou seja, com base em uma ação coletiva, desta forma, com fomento da cidadania.pt_BR
dc.description.resumoThe company is socially responsible when it is going besides the obligation of respecting the laws, to pay imposed and to observe safety's appropriate conditions and health for the workers, and he/she makes that for believing that will be like this a better company and it will be contributing to the construction of a just society. In that work, we analyzed the conduct of the organizations, looking for to define the existent vision from behind of the conduct organizational, we formalized the characteristics of the performance of the companies differentiating what it is philanthropy and social responsibility, as well as we observed its positioning to different dimensions (stakeholders) however its interesting that here a space is reserved for the definition of the term social responsibility. It will be admitted, for ends of this study, that the social responsibility is the capacity of the company to collaborate with the society, considering its values, norms and expectations for the reach of its objectives. However, the simple execution of the legal obligations (here also denominated social obligation), previously determined by the society, as well as philanthropy acts, they won't be considered socially as behavior responsible. The methodology is predominantly qualitative it was a study of cases in two companies of the automobile chain of area of the state of Minas Gerais. An analytic model was used to characterize the engagement in social responsibility. We can end of the study that, the Distribuidora Ltda. is characterized mainly by possessing isolated actions, without management (establishment in formal documents) on the part of the company, of comfortable individual, restricted decision of the leadership of the company. The actions implemented by the Fornecedora S.A. are of strategic base, demanding of this form management, they are also linked, that is to say, with base in a collective action, this way, with fomentation of the citizenship.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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