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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Alexandra Aparecida de-
dc.date.accessioned2014-08-12T15:15:10Z-
dc.date.available2014-08-12T15:15:10Z-
dc.date.issued2014-08-12-
dc.date.submitted2014-02-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, A. A. de. A prática docente de língua inglesa para estudantes surdos e ouvintes usando o livro didático e o computador: um estudo de caso sob a ótica da teoria da atividade. 2014. 221 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2583-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, área de concentração Educação Mediada por Tecnologias, para a obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectComputadorpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEstudante surdopt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectComputerpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectEnglish languagept_BR
dc.subjectThe deaf studentpt_BR
dc.titleA prática docente de língua inglesa para estudantes surdos e ouvintes usando o livro didático e o computador: um estudo de caso sob a ótica da teoria da atividadept_BR
dc.title.alternativeThe English Language Teaching practice for deaf and hearing students using the textbook and the computer: a case study according to the activity theorypt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDED - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationEducação Mediada por Tecnologiaspt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Patrícia Vasconcelos-
dc.contributor.referee1Melo, Glenda Cristina Valim de-
dc.contributor.referee1Gesser, Audrei-
dc.contributor.referee1Martins, Ronei Ximenes-
dc.description.resumoO presente trabalho insere-se no campo da Educação Mediada por Tecnologia e se propõe a refletir sobre a metodologia do professor ao utilizar o computador como ferramenta didática para lecionar Língua Inglesa. O objetivo geral desta investigação é descrever e analisar a prática docente de Língua Inglesa para estudantes surdos e ouvintes inseridos em uma mesma sala de aula em um contexto de escola pública; o objetivo específico é apontar as possíveis semelhanças e diferenças na prática do professor quando ele utiliza do livro didático e quando se propõe a inserir o computador como ferramenta pedagógica no contexto de sala de aula de Língua Inglesa. Dessa forma, o presente trabalho visa a compreender, com base em um estudo de caso, como se dá a prática de um professor de inglês, utilizando diferentes ferramentas didáticas, no contexto supracitado, objetivando contribuir com parâmetros para melhoria de futuras práticas pedagógicas. Esta investigação tem caráter descritivo-exploratório, com delineamento de estudo de caso em abordagem qualitativa. A geração de dados foi efetuada por meio de questionários, gravação em vídeo, observação/registro das aulas de inglês, onde buscamos perceber se o professor desenvolveu práticas diferentes, de acordo com a ferramenta utilizada. As análises dos dados foram feitas, tendo como instrumental analítico a Teoria da Atividade, especificamente o Princípio da Mediação e o das Contradições. Os resultados obtidos mostraram que o professor desenvolveu práticas diferentes de acordo com a ferramenta didática utilizada e que a carência de habilidade para com tal ferramenta tecnológica faz com que sua prática tenha muitas semelhanças com a prática para com o livro didático. Contudo, conforme aponta Engeström, ao modificar um dos elementos do sistema de atividade, modificações também acontecem nos demais elementos, o que nos propiciou identificar contradições em seus quatro níveis no sistema de atividade. Portanto, conclui-se que a alteração da ferramenta didática causa tensões no sistema de atividade e altera os elementos que o constitui; assim como se altera também a prática docente. Esperamos que este trabalho fomente a reflexão dos profissionais da educação de forma a produzir conhecimento, a instigar mudanças e possível rompimento com práticas que alimentam um paradigma não condizente aos preceitos de uma educação inclusiva.pt_BR
dc.description.resumoThis work inserts in the field of the Education Mediated by Technology and aims to think about the teacher methodology when using the computer as didactical tool to teach English Language. The general objective of this investigation is to describe and analyze the English language teacher praxis for deaf and hearing students attending the same classes in a Brazilian public school; the specific objective is to pinpoint the similarities and differences about the teacher praxis when he uses the textbook and when he proposes to insert the computer as a pedagogical tool during the English Language classes. So, this work aims to understand, based on a case study, how happens the English teacher praxis using different kind of didactic tools, in the context described before, trying to contribute with parameters for the improvement of the pedagogical praxis in the future. This investigation has a descriptive-exploratory character, with qualitative approach for the design of the case study. The date generation was done by means of question-tags, videotaping, observation and by taking notes of the English classes details, where we try to seek if the teacher developed different praxis according to the tool used. The analysis of the dates was done having as analytical instrument the Activity Theory, specifically the Mediation and Contradiction Principle. The obtained results showed that the teacher developed different praxis according to the didactical toll used and that the poor ability on using such technological tolls lead to a way in which his praxis has a lot of similarities with the praxis when using the textbook. However, as said by Engeström, when modifying one of the elements of the activity system, it affects the other elements causing us the possibility to identify contradictions on the four levels in the activity system. Then, it can be concluded that the modification of the didactic toll causes different strengths in the activity system and modify the elements of its constitution; and it modifies the teacher praxis too. We hope that this work can produce reflections from the professionals of the educational area in order to produce knowledge, instigate modifications and break up with praxis that support a paradigm that isn´t consistent with the precepts of the inclusive education.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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