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dc.creatorBarbosa, Lucas Alves Lima-
dc.date.accessioned2017-12-12T17:27:50Z-
dc.date.available2017-12-12T17:27:50Z-
dc.date.issued2017-12-12-
dc.date.submitted2017-10-09-
dc.identifier.citationBARBOSA, L. A. L. Identidades em (des)construção: problematizando representações femininas e masculinas em charges, cartuns e tirinhas. 2017. 112 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/28245-
dc.description.abstractThis research investigated how gender identities have been represented and fixed through charges, cartoons and comic strips, comprising these artifacts in the vast field of pluridiscursivity, the relations between knowledge, power and truth, and the production of meanings about women and men. These cultural texts, endowed with an ability to produce in fact what they at first only name, can be understood as instruments of power that subjectivate and act upon bodies, naturalizing and essentially essentializing them. It is interesting and necessary that we seek, through this, to understand the statements that surround us from the inspirations coming from post-critical theorizations, that is, as spaces of encounters and discursive confrontations rhythmically crossed by historicities and temporal significations that are born from Certain principles reactivated and potentialized daily by them, principles that are not necessarily fair. There are visible and still recurrent around us ideas aligned with the secondary and marginalized women in various fields of social life, and this is a very serious problem. In the post-structuralist side, whether people are made up of signs and whether charges, cartoons and comic strips understood as enunciations are nothing more than sets of signs, why not think of the effect of these artifacts on the lives of women and men Which are subjective in these representations? Were these people being just what people say about them? Assuming the characteristics reserved to them? It is hoped that this research may contribute not to provide timely answers to questions of this type, but to sound problematizations, to raise dust, and even to raise even more questions about how we are formed in these processes and how we deal with normatizations and crystallizations of truths.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero – Caricaturas e desenhos humorísticospt_BR
dc.subjectAnálise crítica do discursopt_BR
dc.subjectGender identity – Caricatures and cartoonspt_BR
dc.subjectCritical discourse analysispt_BR
dc.titleIdentidades em (des)construção: problematizando representações femininas e masculinas em charges, cartuns e tirinhaspt_BR
dc.title.alternativeDeconstructing identities: problematizing female and male representations in charges, cartoons and comic stripspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos-
dc.contributor.referee1Ribeiro, Paula Regina Costa-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Cláudia Maria-
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou como as identidades de gênero têm sido representadas e fixadas através de charges, cartuns e tirinhas, compreendendo estes artefatos no vasto campo da pluridiscursividade, das relações entre saber, poder e verdade e da produção de significados sobre mulheres e homens. Estes textos culturais, dotados de uma capacidade de produzir de fato aquilo que a princípio apenas nomeiam, podem ser compreendidos como instrumentos de poder que subjetivam e que agem sobre os corpos naturalizando e essencializando-os, na maioria das vezes. É interessante e necessário que busquemos, diante disto, entender os enunciados que nos circundam a partir das inspirações advindas das teorizações pós-críticas, isto é, como espaços de encontros e confrontos discursivos rizomaticamente atravessados por historicidades e significações temporais que são gestadas a partir de certos princípios reativados e potencializados cotidianamente por eles, princípios estes que não são necessariamente justos. São visíveis e ainda recorrentes ao nosso redor ideias alinhadas à secundarização e marginalização das mulheres em diversos campos da vida social, e isto é um gravíssimo problema. Na vertente pós-estruturalista, se as pessoas são formadas por signos e se as charges, cartuns e tirinhas, compreendidas como enunciações, nada mais são do que conjuntos de signos, porque não pensar no efeito destes artefatos sobre as vidas das mulheres e dos homens que se subjetivam nestas representações? Estariam estas pessoas sendo justamente o que se diz por aí sobre elas? Assumindo as características a elas reservadas? Espera-se que esta pesquisa possa contribuir não para fornecer respostas pontuais a perguntas deste tipo, mas para fazer soar problematizações, levantar poeira e até mesmo produzir ainda mais questões acerca de como nos formamos nestes processos e como lidamos com normatizações e cristalizações de verdades.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqTópicos Específicos de Educaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7066051738098086pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

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