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metadata.teses.dc.title: Estudo da padronização de dados para dispositivo registrador em veículos terrestres inteligentes e sistema de reconstrução visual como ferramenta de suporte para a análise de acidentes
metadata.teses.dc.title.alternative: Study of event data recorder standardization in intelligent terrestrial vehicles and visual reconstruction system as a support tool for analysis of accidents
metadata.teses.dc.creator: Grego, Saulo Alves
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/4490123676622356
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Miranda Neto, Arthur de
metadata.teses.dc.contributor.advisor-co1: Lima, Danilo Alves de
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Rabelo, Giovanni Francisco
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Silva, Sérgio Teixeira da
metadata.teses.dc.contributor.referee3: Vitor, Giovani Bernardes
metadata.teses.dc.subject: Sistemas de condução automatizados
Padrão de armazenamento de dados
Veículos terrestres inteligentes
Sistemas de reconstrução visual
Automated driving systems
Data storage standard
Smart land vehicles
Visual reconstruction of data
metadata.teses.dc.date.issued: 16-Apr-2018
metadata.teses.dc.identifier.citation: GREGO, S. A. Estudo da padronização de dados para dispositivo registrador em veículos terrestres inteligentes e sistema de reconstrução visual como ferramenta de suporte para a análise de acidentes. 2018. 84 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas e Automação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
metadata.teses.dc.description.resumo: Veículos equipados com Sistemas de Condução Automatizados (ADS) são capazes de executar ações inteligentes sem a intervenção humana. Elas são baseadas em dados obtidos por sensores embarcados nos veículos, bem como pelas saídas geradas por sistemas especialistas. Esse processo apresenta incertezas que aumentam em conjunto com a complexidade dos ADS. Neste sentido, um novo conceito de dispositivo registrador de dados, visando apoiar perícias técnicas para investigação e resolução de falhas, foi proposto. Entretanto, a visualização do cenário registrado pelos novos registradores pode ser prejudicada tanto pela complexidade dos dados quanto pela ausência de um padrão de armazenamento dos mesmos. Visando auxiliar na regulamentação de veículos equipados com ADS, este estudo discute os dispositivos registradores de dados em um passo adiante, tendo em vista a diversidade de soluções apresentadas pela comunidade científica e a indústria, em um esforço para a obtenção de um padrão de registro dos dados. A pesquisa também apresenta formas de se realizar a reconstrução visual dos dados armazenados com o objetivo de prover transparência na atribuição de responsabilidades em casos de falhas e acidentes envolvendo os ADS. Resultados preliminares apontam para um padrão de armazenamento que será útil no desenvolvimento de ferramentas de reconstrução visual como auxílio para perícias técnicas.
metadata.teses.dc.description.abstract: Vehicles equipped with Automated Driving Systems (ADS) are capable to perform intelligent actions without human intervention. They are based on data obtained from sensors embedded in the vehicles, as well as the outputs generated by specialist systems. This process presents uncertainties that increase with the complexity of ADS. In this sense, a new concept of data recording device, aiming to support technical expertise for investigation and resolution of failures was proposed. However, the visualization of the scenario recorded by the new registers can be hampered by the complexity of the data and by the absence of a storage pattern. Aimed at assisting in the regulation of vehicles equipped with ADS, this study discusses the data recording devices in a step further, in view of the diversity of solutions presented by the scientific community and the industry, in an effort to obtain a standard of data storage. The research also presents ways of performing a visual reconstruction of the stored data in order to provide transparency in theattribution of responsibilities in cases of failures and accidents involving the ADS. Preliminary results point to a storage pattern that will be useful in the development of a visual reconstruction system as an aid to technical expertise.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29042
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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