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dc.date.accessioned2018-08-17T19:12:50Z-
dc.date.available2018-08-17T19:12:50Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLIMA, A. K. de. Individualidade e vis cogitativa no Grande comentário ao De Anima de Averróis. PERI - Revista de Filosofia, Florianópolis, v. 8, n. 2, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.nexos.ufsc.br/index.php/peri/article/view/1856pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30046-
dc.description.abstractThe Averroes' thesis on the unity of the material intellect was largely rejected by the thirteenth century, especially by Thomas Aquinas. The accusation affirms that if man were deprived of the presence of the intellect in his soul, nothing left of his autonomy and individuality. However, Averroes does not seem to regard this separation as a problem, human individuality will follow another path which will not rest on the presence of the intellect in the soul, but on another kind of relationship, established through the inner senses of human souls with intellects that are separated from matter. In this sense, the aim of this article is to analyze how the called vis cogitativa, the main internal sense present in man, is the element used by Averroes to guarantee the autonomy and the individuality of man’s thoughts.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourcePERI - Revista de Filosofiapt_BR
dc.subjectCogitaçãopt_BR
dc.subjectConjunçãopt_BR
dc.subjectIntelectopt_BR
dc.subjectHabituspt_BR
dc.subjectIndividualidadept_BR
dc.subjectCogitationpt_BR
dc.subjectConjunctionpt_BR
dc.subjectIntellectpt_BR
dc.subjectIndividualitypt_BR
dc.titleIndividualidade e vis cogitativa no Grande comentário ao De Anima de Averróispt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA tese de Averróis a respeito da unidade do intelecto material foi amplamente rejeitada pelo século XIII, sobretudo, por Tomás de Aquino. A acusação afirma que se o homem for privado da presença do intelecto em sua alma, nada lhe restaria de autônomo e individual. No entanto, Averróis parece não considerar a separação do intelecto um problema, pois a individualidade humana seguirá por outro caminho que não se apoiará na presença do intelecto na alma, e que será estabelecida por meio dos sentidos internos das almas humanas com os intelectos que estão separados da matéria. Neste sentido, o objetivo deste artigo é analisar como a vis cogitativa, o principal sentido interno presente no homem, é o elemento utilizado por Averróis para garantir a autonomia e a individualidade do pensamento.pt_BR
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