Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30631
Título: Um estudo sobre a eficiência do planejamento e da gestão na contratação de obras públicas no muncípio de Lavras - MG
Autor : Souza Neto, Artur de
Primeiro orientador: Oliveira, Denis Renato de
Primeiro membro da banca: Alcântara, Juciara Nunes de
Palavras-chave: Obras públicas
Planejamento
Gestão
Eficiência
Termos aditivos
Data da publicação: 21-Jun-2016
Referência: SOUZA NETO, Artur de. Um estudo sobre a eficiência do planejamento e da gestão na contratação de obras públicas no muncípio de Lavras – MG. 2015. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.
Resumo: O trabalho visa enfatizar a importância do planejamento e da gestão na contração de obras públicas, de modo a alcançar a elaboração de processos eficientes. A partir do levantamento e análise dos dados referentes aos processos de contratação realizados em doze obras de construção, entre os anos de 2005 a 2015, no município de Lavras, foi possível identificar os principais fatores que dificultam a formulação de um planejamento eficiente no processo de contratação. Assim, a análise da documentação foi embasada nas recomendações básicas do Tribunal de Contas da União e na legislação vigente para a contratação e gestão de obras públicas. Desse modo, objetivou-se identificar os fatores internos e externos ou fatores falhos ou ausentes que interferem no processo de contração, a fim de se elucidar as falhas identificadas, visto que as mesmas, na maioria das vezes, culminam na necessidade de alteração dos contratos, exigindo a celebração de termos aditivos, resultando em processos de planejamento de contratação e gestão não eficientes. Nesse ínterim, o trabalho procura primeiramente identificar as falhas, e posteriormente propõem algumas alternativas para que o processo de contração possa ser realizado de maneira a alcançar os melhores resultados possíveis para a Administração e para a sociedade, visando atender ao princípio da eficiência.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30631
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.