Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30702
Título: Um estudo de caso e avaliação do uso de blog como ferramenta para auxílio pedagógico
Autor : Loures, Marcos Ambrósio
Primeiro orientador: Uchôa, Joaquim Quinteiro
Primeiro membro da banca: Melchiori, Ana Paula Piovesan
Segundo membro da banca: Uchôa, Katia Cilene Amaral
Palavras-chave: Educação
Aprendizagem colaborativa
Internet
Blog
Interação
Weblog
Data da publicação: 13-Jan-2016
Referência: LOURES, M. A. Um estudo de caso e avaliação do uso de blog como ferramenta para auxílio pedagógico. 2014. 45 p. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
Resumo: Atualmente, além de serem considerados como aparato técnico os blogs constituem-se como um fenômeno social que cresce a cada dia, podendo ser aplicado em diversas áreas, inclusive na educação. Tendo em vista este contexto, o objetivo do presente trabalho é avaliar por meio de levantamento bibliográfico e estudo de caso com pesquisa qualitativa, a contribuição do uso do blog enquanto meio de interação entre docente e seus discentes em uma universidade, no processo de construção do conhecimento. Para realização do presente trabalho foi realizado um treinamento junto ao professor, além de montar e aplicar dois questionários, para levantar as informações e dados que serviram para analisar e avaliar o quanto foi importante à implantação do blog como um auxiliar pedagógico. Este projeto situa-se na linha de pesquisa em tecnologias educacionais, abordando especificamente a questão do uso de blogs como ferramenta de apoio ao processo de ensino aprendizagem em disciplinas de cursos superiores.
Abstract: Currently, besides being considered as a technical apparatus, blogs constitute themselves as a social phenomenon that is growing every day, being able to be applied in various areas, including education. Given this context, the objective of this work is to evaluate through a bibliographic survey and case study with qualitative research, the importance of using the blog as a means of interaction between teachers and their students of a university in the process of building knowledge. To accomplish this work, training was conducted by the teacher, in addition to assemble and apply two questionnaires to collect information and data used to analyze and evaluate how important the implatation of the blog as a teaching aid. This project stands in the line of research in educational technology, specifically addressing the issue of using blogs as a supporting tool on teaching and learning process in a higher education disciplines.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30702
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Sistemas de Informação (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_Um_estudo_de_caso_e_avaliação_do_uso_de_blog_como_ferramenta_para_auxílio_pedagógico.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.