Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30718
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Verônica Aparecida
dc.date.accessioned2018-09-26T19:11:51Z-
dc.date.available2018-09-26T19:11:51Z-
dc.date.issued2015-04-24
dc.date.submitted2013-08-29
dc.identifier.citationRIBEIRO, V. A. Gestão de processos de negócios: a tramitação de instrumentos legais na ufla. 2013. 59 p. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30718-
dc.description.abstractThe concept of process management have been receiving more attention of managers nowadays. In the public administration, the definition, automation, and continuous process improvement, is already able of result in a better and more especialized services to the citizen. Using the Business Process Management (BPM) methodologies it’s possible to identify, design, monitor, measure and improve processes, ensuring key benefits to organizations. This study presents a implementing BPM on one of the management processes of the Federal University of Lavras: the process of legal proceedings. The development follows a continuous cycle of activities where, after the implementation phase of the BPM solution, is given control of the process as a form of continuous improvement where redesigns may be necessary in order to ensure the performance of automated business management systems. Difficulties were encountered in the process development, however, this is a pilot project of process management, and results were considered beneficial for the maturity of the university administration, besides contributing to the upgrade of an existing process to a more objective, transparent, integrated and computerized.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectBPMpt_BR
dc.subjectProcessospt_BR
dc.subjectGestão de processospt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.titleGestão de processos de negócios: a tramitação de instrumentos legais na uflapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.advisor1Saúde, André Vital
dc.contributor.referee1Bermejo, Paulo Henrique de Souza
dc.contributor.referee1Pereira, José Roberto
dc.description.resumoO conceito de gestão por processos vem ganhando a atenção de gestores atualmente. Na gestão pública, a definição, a automação e a melhoria contínua dos processos resulta em um melhor serviço prestado ao cidadão. Mediante a utilização de metodologias Business Process Management (BPM), é possível identificar, desenhar, monitorar, medir e melhorar processos, o que garante benefícios indispensáveis às organizações. Este trabalho objetiva a apresentação da implantação de BPM em um dos processos de gestão da Universidade Federal de Lavras: o processo de tramitação de instrumentos legais. Seu desenvolvimento segue um ciclo contínuo de atividades em que, após a fase de implantação da solução de BPM, tem-se o controle do processo como forma de melhoria contínua em que redesenhos podem ser necessários a fim de garantir o desempenho de sistemas automatizados de gestão de negócios. Foram encontradas algumas dificuldades no desenvolvimento do processo, no entanto, trata-se de um projeto piloto de gestão por processos, e os resultados obtidos foram considerados benéficos para o amadurecimento da administração da universidade, além de contribuir com a atualização de um processo existente para um modelo mais objetivo, transparente, integrado e informatizado.pt_BR
Aparece nas coleções:PROGRAD - Sistemas de Informação (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_Gestao_de_processos_de_negocios_a_tramitacao_de_instrumentos_legais_na_ufla.pdf4,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.