Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30759
Título: Princípio das responsabilidades comuns mas diferenciadas: conceito, desdobramentos e críticas à implementação
Título(s) alternativo(s): Principle of common but differentiated responsabilities: concept, deployment and critics to its implementation
Autor : Garcia, Pablo Vinícius Nunes
Primeiro orientador: Diniz, Pedro Ivo Ribeiro
Palavras-chave: Princípio das Responsabilidades Comuns mas Diferenciadas
Divergências políticas entre países
Operacionalidade do Direito Internacional do Meio Ambiente
Soft Law
Data da publicação: 4-Abr-2018
Referência: GARCIA, Pablo Vinícius Nunes. Princípio das responsabilidades comuns mas diferenciadas: conceito, desdobramentos e críticas à implementação. 2017. 37p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.
Resumo: Em face da intensa devastação, na contemporaneidade, causada ao meio ambiente pela ação antrópica, em escala planetária, os Estados buscam, por meio do esforço conjunto, assegurar sua proteção. O objetivo deste trabalho é analisar um dos elementos do Direito Internacional do Meio Ambiente: o Princípio das Responsabilidades Comuns mas Diferenciadas. Este princípio estabelece que os encargos em favor do meio ambiente devem ser atribuídos aos países segundo suas condições de desenvolvimento socioeconômico e tecnológico. No entanto, a implementação desse princípio apresenta sérias deficiências, que dificultam sua produção de resultados. Essas deficiências, quando investigadas, revelam problemas que permeiam toda a esfera do Direito Internacional do Meio Ambiente. Trata-se, portanto, de pesquisa bibliográfica, com o propósito de estudar o Princípio das Responsabilidades Comuns mas Diferenciadas, de modo a permitir a problematização de sua implementação no âmbito internacional, e, a partir de tal ponto, sondar as conexões que a sua institucionalização mantém com a estrutura do Direito Internacional do Meio Ambiente.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/30759
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Direito (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons