Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3127
Título: Por que eles desistem? Estudo sobre a evasão em cursos de licenciatura a distância
Autor: Martins, Ronei Ximenes
Santos, Telsuita Laudomira Pereira
Frade, Elaine das Graças
Serafim, Luciana Batista
Palavras-chave: Formação de professores
Desistência
Ensino superior
Educação a distância
Gestão educacional
Teacher education
Dropout
Higher education
Distance education
Educational management
Data da publicação: 21-Ago-2014
Referência: MARTINS, R. X. et al. Porque eles desistem? Estudo sobre a evasão em cursos de licenciatura a distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10, 2013, Belém. Anais...Belém: UNIREDE, 2013. p. 1-15.
Resumo: O artigo apresenta investigação cujo objetivo foi identificar fatores motivadores de evasão em cursos de licenciatura ofertados no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil, visto ser este um fenômeno complexo que demanda atenção da gestão educacional. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada em uma universidade pública sediada em Minas Gerais. Participaram 74 pessoas que se matricularam no segundo semestre de 2011 e desistiram em 2012. A amostra representa 44% do total de evadidos no período. Optou-se pela entrevista semiestruturada para obtenção dos dados que, considerando-se a dispersão geográfica dos participantes, se deu por meio de ligações telefônicas para comunicação pesquisador-entrevistado. O roteiro da entrevista contou com 16 itens, obtidos por meio de revisão bibliográfica, e se agrupam em duas categorias: Características Pessoais e Fatores Relacionados ao Curso. Para obtenção dos resultados foram utilizadas a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Em suma observou-se que a evasão, atualmente, é um fenômeno multifatorial mais relacionado com as questões pessoais, a inadequação de expectativas e a indisponibilidade para estudar do que relacionado aos elementos que compõem o desenho, a oferta e a qualidade do curso.
Abstract: The paper presents a research which aimed to identify motivating factors dropout in undergraduate courses for teacher education, offered in the Open University of Brazil. The qualitative research was conducted at a public university based in Minas Gerais state. As participants we had 74 people enrolled in the courses in the second semester of 2011. The sample represents 44% of total dropouts in 2012. We chose to semi-structured interview to obtain data, considering the geographical dispersion of the participants, was conducted using phone calls. The interview included 16 items obtained through literature review, which was grouped into two categories: Personal Characteristics and Factors Related to the Course. To obtain the results we used descriptive statistics and content analysis. In summary it was observed that the evasion, today, is a multifactorial phenomenon related more to personal issues, the inadequacy of expectations and unavailability to study than related to the elements that composes the design, offer and quality of the course.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:CEAD - Trabalhos apresentados em eventos
DED - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_Porque eles desistem.pdf439,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons