Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31799
metadata.artigo.dc.title: O oceano ainda esta azul? um estudo bibliométrico acerca das publicações da blue ocean strategy
metadata.artigo.dc.title.alternative: Is the ocean still blue? A bibliometric study of Blue Ocean Strategy publications
metadata.artigo.dc.creator: Gandia, Rodrigo Marçal
Cavazza, Bruna Habib
Ferreira, Cassiano de Andrade
Andrade, Helga Crisitna Carvalho de
Veronese, Ricardo Braga
Sugano, Joel Yutaka
metadata.artigo.dc.subject: Estratégia do Oceano Azul
Bibliometria
Publicação cientifica
Blue Ocean strategy
Bibliometrics
Scientific publication
metadata.artigo.dc.date.issued: 2017
metadata.artigo.dc.identifier.citation: GANDIA, R. M. et al. O oceano ainda esta azul? um estudo bibliométrico acerca das publicações da blue ocean strategy. Espacios, Caracas, v. 38 , n. 2, 2017.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Não é de hoje que a academia busca, nas mais diversas áreas, contribuir com o avanço de ferramentas que possam proporcionar as organizações formas de se estabelecer relações mais confortáveis no que diz respeito à suas estratégias gerenciais. No momento em que uma nova forma ou estratégia organizacional de se conduzir ou perceber um mercado é construída e externalizada, quase que imediatamente, uma parcela dos players busca encontrar pontos de conversão entre teoria e prática. Um exemplo recente como forma de apontar uma nova perspectiva é trazido por Kim & Mauborgne (2005) com o conceito da Estratégia do Oceano Azul. Após 10 anos da publicação do trabalho de Kim & Mauborgne (2005), não se sabe ainda como se caracterizam as publicações acerca do tema e como estas impactam no mundo acadêmico. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi realizar um estudo bibliométrico sobre o tema gestão do conhecimento no âmbito das pequenas e médias empresas. Utilizou-se como base de dados a Web of Science no período entre 2004 a 2015. Foi observado grande heterogeneidade nas publicações, em se tratando da área temática e dos indicadores de frequência de palavras além de certa tendência à citações do tema para os próximos anos.
metadata.artigo.dc.description.abstract: It is not from today that the academy seeks, in the most diverse areas, to contribute with the advancement of tools that can provide organizations with ways to establish more comfortable relationships regarding their managerial strategies. The moment a new form or organizational strategy of conducting or perceiving a market is constructed and externalized, almost immediately, a portion of the players seeks to find points of conversion between theory and practice. A recent example as a way of pointing out a new perspective is brought by Kim & Mauborgne (2005) with the concept of the Blue Ocean Strategy. After 10 years of publication of the work of Kim & Mauborgne (2005), it is not yet known how the publications on the theme are characterized and how they impact the academic world. In this sense, the objective of this work was to carry out a bibliometric study about knowledge management in small and medium enterprises. Web of Science was used as a database between 2004 and 2015. It was observed a great heterogeneity in the publications, in the thematic area and the indicators of frequency of words, besides a certain tendency to citations of the theme for the next years.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: https://www.revistaespacios.com/a17v38n22/17382234.html
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31799
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DAE - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.