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metadata.artigo.dc.title: Da crítica imanente à crítica do sofrimento: a justificação normativa na obra tardia de Adorno
metadata.artigo.dc.title.alternative: From the immanent criticism to critique of suffering: the normative justification of Adorno’s late work
metadata.artigo.dc.creator: Fleck, Amaro de Oliveira
metadata.artigo.dc.subject: Adorno, Theodor W., 1903-1969
Teoria crítica
Dialética negativa
Sofrimento social
Critical theory
Negative dialectics
Social suffering
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade Federal de Santa Catarina
metadata.artigo.dc.date.issued: Jul-2016
metadata.artigo.dc.identifier.citation: FLECK, A. de O. Da crítica imanente à crítica do sofrimento: a justificação normativa na obra tardia de Adorno. Ethica, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 65-84, jul. 2016.
metadata.artigo.dc.description.resumo: A teoria crítica adorniana é seguidamente acusada de possuir um déficit normativo, isto é, de não conseguir prestar contas acerca dos critérios que utiliza para criticar a sociedade. O presente artigo busca mostrar, sobretudo por meio da análise da obra Dialética negativa, como Adorno justifica as suas críticas. Para tanto, é necessário investigar a ideia de crítica imanente, diferenciando seu uso instrumental e não instrumental, e seu uso negativo e positivo. Defende-se assim que Adorno faz um uso puramente instrumental da crítica imanente positiva (a crítica da ideologia), ao mesmo tempo em que recorre, em última instância, a uma crítica imanente negativa, a qual pode ser identificada, em sua obra, com a crítica do sofrimento social.
metadata.artigo.dc.description.abstract: Adorno's critical theory is often accused of having a normative deficit, that is, it can not give an account about the criteria that it uses to criticize society. This paper aims to show, mainly by analyzing the work Negative Dialectics, as Adorno justifies his criticism. Therefore, it is necessary to investigate the idea of immanent critique and differentiate their instrumental and non-instrumental use, as well as its negative and positive use. I argue that Adorno does a purely instrumental use of positive immanent critique (a critique of ideology), while making use, ultimately, a negative immanent critique, which can be identified in his work with the critical of social suffering
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32061
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
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