Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32223
metadata.artigo.dc.title: Modelo de excelência de treinadores expert brasileiros de ginástica aeróbica
metadata.artigo.dc.title.alternative: Excellence model of expert brazilian coaches of aerobic gymnastics
metadata.artigo.dc.creator: Maciel, Luiz Henrique Rezende
Lopes, Adrielle Caroline Ribeiro
Alencar, Nara Edreira
Andrade, Christian Passos
Maciel, Daniele Cristina Rodrigues
metadata.artigo.dc.subject: Mapa cognitivo
Treinador
Desempenho exper
Ginástica aeróbica
Cognitive map
Coach
Expert performance
Aerobic gymnastics
metadata.artigo.dc.publisher: Faculdade Santo Agostinho
metadata.artigo.dc.date.issued: 2017
metadata.artigo.dc.identifier.citation: MACIEL, L. H. R. et al. Modelo de excelência de treinadores expert brasileiros de ginástica aeróbica. Revista FSA, Teresina, v. 14, n. 3, maio/jun. 2017.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Usando preceitos da pesquisa cognitiva e do desempenho expert, este estudo objetivou: identificar e descrever fatores comuns, referentes ao treinamento, apresentados por quatro treinadores brasileiros expert de Ginástica Aeróbica, a partir da execução de uma tarefa proposta, e apresentar dedutivamente um modelo de excelência deste grupo. Fundamentado no Protocol Analysis e no mapa cognitivo 3, as narrativas dos treinadores foram gravadas, transcritas e organizadas em meaning units. Os resultados originaram um mapa cognitivo e indicaram que treinamento, elementos, condicionamento mental e coreografia são as categorias de conhecimento que nortearam a atuação dos treinadores.
metadata.artigo.dc.description.abstract: Using principles of cognitive research and expert performance, this study aimed to: identify and describe common factors relating to training, from four Brazilian Aerobic Gymnastics expert trainers from the implementation of a proposed task and present deductively a excellence model of this group. Based on Protocol Analysis and cognitive map 3, the narratives of coaches were recorded, transcribed and organized into meaning units. The results gave a cognitive map and indicated that training, elements, mental conditioning and choreography are the categories of knowledge that guided the coaches’ actions.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32223
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DEF - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_Modelo de excelência de treinadores expert brasileiros de ginástica aeróbica.pdf186,51 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons