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metadata.artigo.dc.title: Environmental perception and activities in environmental education based on socio-ecological resilience
metadata.artigo.dc.creator: Freitas, Mirlaine Rotoly de
Matias, Stella V. B. G.
Macedo, Renato L. G.
Venturin, Nelson
Freitas, Matheus Puggina de
metadata.artigo.dc.subject: Environmental perception
Pro-environmental actions
Educational methodology
Socio-ecological system
Resilience thinking
Percepção ambiental
Ações pró-ambientais
Metodologia educacional
Sistema sócio-ecológico
Pensamento de resiliência
metadata.artigo.dc.publisher: Universidade Federal do Rio Grande
metadata.artigo.dc.date.issued: 2017
metadata.artigo.dc.identifier.citation: FREITAS, R. M. de et al. Environmental perception and activities in environmental education based on socio-ecological resilience. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 22, n. 1, p. 314-322, 2017.
metadata.artigo.dc.description.resumo: A concepção de ambiente para estudantes da educação básica e ensino médio foi obtida a partir da análise da percepção ambiental baseada em desenhos, enquanto as ações pró-ambientais mais importantes apontadas pelos estudantes foram capturadas por meio de um survey. Os dados de percepção ambiental e o nível das ações pró-ambientais foram correlacionados usando análise por componentes principais. A hipótese de que ações pró-ambientais significativas estão relacionadas com o nível de percepção ambiental foi confirmada. Portanto, atividades de ensino em educação ambiental baseada em resiliência sócio-ecológica são propostas para melhorar a percepção ambiental de estudantes e, consequentemente, conduzir a ações pró-ambientais efetivas.
metadata.artigo.dc.description.abstract: The concept of environment in students from primary levels and high school was achieved from an environmental perception analysis based on drawings, while the most important proenvironmental actions, according to the students' opinion, were captured using a survey. The data from environmental perception and the level of pro-environmental actions were correlated to each other using principal component analysis. The hypothesis that meaningful proenvironmental actions are related to the level of environmental perception was confirmed. Thus, teaching-learning activities in environmental education focused on socio-ecological resilience were proposed to improve the environmental perception of students and, ultimately, to lead effective pro-environmental actions.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32815
metadata.artigo.dc.language: en_US
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