Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DEX - Departamento de Ciências Exatas >
DEX - Programa de Pós-graduação >
DEX - Estatística e Experimentação Agropecuária - Mestrado (Dissertações) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3292

Title: Proposta de um modelo logístico de três parâmetros a partir da teoria da resposta ao item: uma aplicação em dados do vestibular da universidade federal de lavras
Other Titles: A three parameter logistic model based on the item response theory: an application on data from the admission exam of the Federal University of Lavras
???metadata.dc.creator???: Fernandes, Fabrícia de Matos Oliveira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Marcelo Silva de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ferreira, Eric Batista
Scalon, João Domingos
Vendramini, Claudette Maria Medeiros
Keywords: Teoria da Resposta ao Item
Modelo logístico
Vestibular
Item Response Theory
Logistic model
Admission exam
Issue Date: 27-Aug-2014
Citation: FERNANDES, F. M. Proposta de um modelo logístico de três parâmetros a partir da teoria da resposta ao item: uma aplicação em dados do vestibular da Universidade Federal de Lavras. 2008. 142 p. Dissertação (Mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: Na área educacional, vem crescendo o interesse em avaliar e selecionar candidatos observando-se suas habilidades individuais. A teoria da resposta ao item (TRI) propõe modelos para avaliar as características de um candidato, que não podem ser observadas diretamente. Este estudo tem o objetivos propor um modelo consistente de 3 parâmetros, via TRI. Foram ajustados modelos da TRI aos dados do vestibular do segundo semestre de 2007 da Universidade Federal de Lavras (UFLA), investigando-se assim a qualidade das provas de vestibular dessa instituição. Para os ajustes dos modelos, foram usadas as propostas feitas por Baker (2001). Tais ajustes permitiram observar que os índices de acerto casual foram muito baixos e que os itens considerados mais difíceis foram os de Matemática, Física e Química. Quanto ao poder de discriminação, as questões de Matemática, Espanhol, Física e Química, nessa ordem, apresentaram maior discriminação. As outras provas não obtiveram índice de discriminação relevante. O modelo proposto mostrou-se eficiente e ajustou-se bem aos dados do vestibular
The interest in assessing and selecting candidates based on their individual skills has increased in the educational area. Item Response Theory (IRT) proposes models to assess the characteristics of a candidate that can not be directly observed. This study has the objective to present a three parameter model, via IRT. We adjusted IRT models to the data of the admission exam of second half of 2007 from the Federal University of Lavras (UFLA), for investigating the quality of such exam. Proposals made by Baker (2001) were used for the settings the models. Results suggested that rates of casual success were very low and that the items were considered more difficult for Mathematics, Physics and Chemistry. Questions of Mathematics, English, Physics and Chemistry, in this order, had greater discrimination power. The other tests did not obtained relevant discrimination index. Suggested model turned up to be efficient and suitably adjusted to the admission exam data.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3292
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DEX - Estatística e Experimentação Agropecuária - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISSERTAÇÃO_Proposta de um modelo logístico de três parâmetros a partir da teoria da resposta ao item uma aplicação em dados do vestibular da universidade federal de lavras.pdf2.61 MBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback