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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Clara Sena Mata-
dc.creatorPaula, Augusto Antonio de-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2019-03-08T19:27:02Z-
dc.date.available2019-03-08T19:27:02Z-
dc.date.issued2018-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, C. S. M.; PAULA, A. A. de; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Utilização da música para compreensão da história política do Brasil. Revista do Edicc, Campinas, v. 5, n. 5, p. 161-170, out. 2018. Trabalho apresentado no 5º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura, 2018, [Campinas, SP].pt_BR
dc.identifier.urihttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/edicc/article/view/5976pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33151-
dc.description.abstractPolitical relations are always present in the social interaction between individuals within a society. Thus, the importance of political historical knowledge for the understanding of the identity of the being is clear. It is crucial as well for the social actors to perceive themselves as components of a historical and political context. So, the political knowledge must be discussed. Over that picture, a minicourse on Brazilian Political History was taught by alumni of the Institutional Program of Teaching Initiation (PIBID), offered during the “I First Training Conference for Teachers and Professors” of the Federal University of Lavras (UFLA). The political relationship begins with the relationship between thinking and able-to-communicate human beings. This association could result in conscient choices in everyday life. However, we cannot consider the verbal language as the only expression of individuals political relation. The arts constitute expressions of a set of opinions on the context of the author. To elucidate the contents seen as dense to common sense, the speakers used songs and poems as pedagogical resources to treat the subjects in a relaxed manner. The songs and poems constituted saids of the lyrical I of differente epochs in brazilian history. From these expressions, the minicourse participants sought to build an historical trajectory of politics. The present work seeks to disseminate music as a possible path in the teaching of themes of great importance in our political history. To evaluate the event, the Speaker asked participants to write their impressions on the minicourse and things they thought could be improved. These contributions were the object of analysis for the article. It is observed from the talks of listeners of the practice reported that music facilitates the process of teaching and learning and still manage to expand the scientific character of knowledge to the social reality.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherRevista do Edicc (Encontro de Divulgação Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor)pt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista do Edicc (Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura)pt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectFormação políticapt_BR
dc.subjectScientific disclosurept_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectPolitical trainingpt_BR
dc.subjectScientific divulgationpt_BR
dc.titleUtilização da música para compreensão da história política do Brasilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAs relações políticas estão sempre presentes no convívio social entre indivíduos. Deste modo, enxerga-se a importância de saberes históricos políticos para o entendimento da identidade do ser. É importante também que os participantes da sociedade se enxerguem como componentes de um contexto histórico e político, destarte os conhecimentos políticos devem ser discutidos. Diante disto, um minicurso de história política brasileira foi ministrado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), oferecido durante o I Congresso de Formação de Professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A relação política se inicia com o contato de seres humanos pensantes e capazes de se comunicar. Essa comunicação pode resultar na escolha consciente de atitudes no cotidiano. Contudo, não podemos considerar a linguagem verbal como a única presente na relação política dos indivíduos. As artes são parte de expressões de um conjunto de opiniões sobre o contexto do autor. Para elucidar os conteúdos vistos como densos para o senso comum, os prelecionistas utilizaram músicas e poemas como recursos pedagógicos para tratar de maneira descontraída os saberes. As músicas e poemas constituíam dizeres do eu lírico de determinadas épocas da história do Brasil. A partir destas expressões os participantes do minicurso buscaram construir uma trajetória histórica da política. O presente trabalho busca divulgar a música como caminho possível para o ensino de temas de grande importância, como a história política nacional. Para avaliar o evento os prelecionistas pediram aos participantes que escrevessem pontos positivos do discurso e questões a ser melhoradas. Tais contribuições foram objeto de análise desse artigo. Observa-se a partir das falas de ouvintes da prática relatada que a música é um agente facilitador do processo de ensino e aprendizagem, capaz de expandir o caráter científico dos conhecimentos para a realidade social.pt_BR
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