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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Luciana dos Santos-
dc.creatorAndrade, Daniela Meirelles-
dc.creatorFerreira, Patricia Aparecida-
dc.date.accessioned2019-03-22T19:08:18Z-
dc.date.available2019-03-22T19:08:18Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationVIEIRA, L dos S.; ANDRADE, D. M.; FERREIRA, P. A. Estudo do sistema de cotação eletrônica em uma empresa pública do estado de Minas Gerais. Revista Gestão & Tecnologia, v. 19, n. 1, p. 270-291, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33272-
dc.description.abstractIntended to-in this work to analyze the purchasing process conducted by Electronic Quotation (COTEP) a public company of Minas Gerais in its plant located in the southern state. The research was to assess the efficiency, effectiveness and transparency of procedures conducted by electronic quotation. The COTEP is intended for procurement of goods and contracting of common services by waiving bidding, based on item II of art. 24 of the Federal Law nº 8666 of June 21, 1993 (Portaria n.306, 2001). According to Barbosa (2015) is an electronic dispensing, differing by the use of technology implementation. This process seeks impersonality in hiring, increased competition, greater transparency to public spending, reducing costs, saving public resources and rationalization of procedures, and greater agility to dispensing processes (Tribunal de Contas da União, 2010). As for methodology, research on secondary data of quantitative origin was performed, measurable data which were analyzed obtained by collecting 117 cases of COTEP and a primary qualitative source to analyze data from reports and interviews with the Supply Department Head. The results we list the importance of this new form of acquisition that brought more savings of resources, speed and transparency in dispensing processes. However, the processes were effective, but there was a high presence of deserts and failures, suggesting the need for greater specialization of the purchasing department to address such failures in processes.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherFundação Pedro Leopoldopt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceRevista Gestão & Tecnologiapt_BR
dc.subjectCotação eletrônicapt_BR
dc.subjectCompras públicaspt_BR
dc.subjectAdministração pública - Transparênciapt_BR
dc.subjectElectronic quotationpt_BR
dc.subjectPublic procurementpt_BR
dc.subjectPublic administration - Transparencypt_BR
dc.titleEstudo do sistema de cotação eletrônica em uma empresa pública do estado de Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeStudy on the electronic quotation system in a public company in the state of Minas Geraispt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoPretendeu-se, nesse trabalho, analisar os processos de compras realizados por Cotação Eletrônica (COTEP) numa empresa pública de Minas Gerais na sua unidade localizada no sul do Estado. A pesquisa consistiu na avaliação da eficiência, eficácia e transparência dos processos realizados pela cotação eletrônica. A COTEP é destinada para aquisição de bens e contratação de serviços comuns por dispensa de licitação, com fundamento no inciso II do art. 24 da Lei Federal n.º 8.666, de 21 de junho de 1993 (BRASIL, 2001). Segundo Barbosa (2015) é uma dispensa eletrônica, diferindo-se pelo uso da tecnologia na execução. Esse processo busca a impessoalidade nas contratações, o aumento da competitividade, a maior transparência aos gastos públicos, a redução de custos, a economia de recursos públicos e a racionalização dos procedimentos, além de uma maior agilidade aos processos de dispensa (TCU, 2010). Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa em dados secundários, onde foram analisados dados obtidos pela coleta de 117 processos do COTEP e uma primária de origem qualitativa para analisar dados dos relatórios e a entrevista com o Chefe de Departamento de Suprimentos. Os resultados obtidos elencam a importância dessa nova forma de aquisição, uma vez que trouxe economia dos recursos, rapidez e transparência nos processos de dispensa. No entanto, apesar de os processos terem sido foram eficazes, houve processos desertos e fracassos, o que indica a necessidade de especialização do setor de compras para suprir tais falhas nos processos.pt_BR
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