Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33805
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Carolina de Souza-
dc.creatorSilva, Thales Vinícius-
dc.creatorFestozo, Marina Battistetti-
dc.date.accessioned2019-04-24T17:25:40Z-
dc.date.available2019-04-24T17:25:40Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, C. de S.; SILVA, T. V.; FESTOZO, M. B. Educação ambiental e arte: um diálogo a partir de um minicurso para formação de professores. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 5, p. 45-55, 2018. DOI: 10.17271/1980082714520181960.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33805-
dc.description.abstractArt and science complement each other for a holistic understanding of reality, enabling transformative and emancipatory formation. In this sense, this work aims to report and discuss the experiences and reflections provided by the development of a mini-course of Environmental Education and Art, from the perspective of teacher training. The mini-course was part of the "I Conference of Teacher Training" held at the Federal University of Lavras, MG. The construction of the mini-course counted on the reading of the problematic lecturers of the city of Lavras, registered through photographs and later edited with montages. There were also artworks made from palm leaves, a clay sculpture, the presentation of a staged poem and cartoons dealing with the environmental issues depicted in the photographs. From these artistic works, several discussions were held on topics such as the alienation of work, uneven distribution of income, the role of large companies in environmental problems and the issue of garbage in cities. The construction and realization of mini-course played an important role in the training of teachers, who in contact with these issues through art will have essential resources for a practice of transforming teaching. Art, as a result of human work, allows a reading of reality considering different social spheres and contributing to a critical, reflexive and transformative citizen formation.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP)pt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.sourceFórum Ambiental da Alta Paulistapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectEducación ambientalpt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.titleEducação ambiental e arte: um diálogo a partir de um minicurso para formação de professorespt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education and art: a dialogue from a mini-course for teacher trainingpt_BR
dc.title.alternativeEducación ambiental y arte: un diálogo a partir de un minicurso para la formación de profesorespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA arte e a ciência se complementam para uma compreensão holística da realidade, possibilitando uma formação transformadora e emancipatória. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo relatar e discutir as experiências e as reflexões proporcionadas pelo desenvolvimento de um minicurso sobre Educação Ambiental e Arte dentro da perspectiva da formação de professores. O minicurso foi parte da “I Conferência de Formação de Professores”, realizada na Universidade Federal de Lavras, MG. A construção do minicurso contou com uma leitura dos prelecionistas de problemáticas da cidade de Lavras, que foram registradas por meio de fotografias e posteriormente editadas com montagens. Ainda contou com obras artísticas feitas de folhas de palmeira, uma escultura de barro, a apresentação de um poema encenado e charges que tratavam das questões ambientais representadas nas fotografias. A partir dessas obras artísticas, foram realizadas diversas discussões sobre temas como a alienação do trabalho, a distribuição desigual de renda, o papel de grandes empresas nos problemas ambientais e a questão do lixo nas cidades. A construção e realização do minicurso teve papel importante na formação de professores, que em contato com essas questões por meio da arte contará com recursos essenciais para uma prática docente transformadora. A arte, como fruto do trabalho humano, possibilita uma leitura da realidade considerando diversos âmbitos sociais e contribuindo para uma formação cidadã crítica, reflexiva e transformadora.pt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Educação ambiental e arte um diálogo a partir de um minicurso para formação de professores.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons