Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33808
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Luiz Marcelo de-
dc.creatorFestozo, Marina Battistetti-
dc.creatorAndrade, Daniel Fonseca de-
dc.creatorThiemann, Flavia Torreão-
dc.date.accessioned2019-04-24T17:30:29Z-
dc.date.available2019-04-24T17:30:29Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCARVALHO, L. M. de et al. Trends in researchers’ education for environmental education and education for sustainable development. Revista Pesquisa em Educação Ambiental, [S.l.], v. 13, p. 61-74, 2018. Edição especial. DOI: 10.18675/2177-580X.vol13.Especial.p61-74.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33808-
dc.description.abstractIn this paper we discuss how recent developments tied to the current neoliberization climate, such as an increased reliance on publication metrics, percolate through the process of researchers training and education, casting a shadow over hiring, funding and choice of publication venue criteria, drawing on examples from Brazil and other countries. At the same time, we present a number of movements that have sprouted in response to this perceived undue influence and may open up new avenues for the academic community that allow for more diversity while preserving the university´s role in preparing and supporting new generations of researchers. We tried also to put in evidence the consequences and the possibilities that these resistance movements can bring to the field of environmental education.pt_BR
dc.languageen_USpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceRevista Pesquisa em Educação Ambiental (Revipea)pt_BR
dc.subjectPerformativitypt_BR
dc.subjectProcess and evaluation of knowledge productionpt_BR
dc.subjectEvaluation of postgraduationpt_BR
dc.subjectNew researcher’s educationpt_BR
dc.subjectPerformatividadpt_BR
dc.subjectProceso de producción del conocimiento científicopt_BR
dc.subjectEvaluación de la producción científicapt_BR
dc.subjectEvaluación del postgradopt_BR
dc.subjectFormación de nuevos investigadorespt_BR
dc.subjectPerformatividadept_BR
dc.subjectProcesso e avaliação da produção do conhecimento científicopt_BR
dc.subjectAvaliação da produção científicapt_BR
dc.subjectAvaliação da pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectFormação de novos pesquisadorespt_BR
dc.titleTrends in researchers’ education for environmental education and education for sustainable developmentpt_BR
dc.title.alternativeTendencias en la educación de pesquisidores para la educación ambiental y la educación para el desarrollo sosteniblept_BR
dc.title.alternativeTendências da educação de pesquisadores em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO nosso objetivo, neste texto, é o de procurar evidenciar e colocar em circulação as possíveis relações entre as atuais tendências neoliberais que tem influenciado o processo de produção do conhecimento científico e, consequentemente, os processos de formação de futuros pesquisadores. Tomando como exemplo situações concretas que temos vivenciado no Brasil e alguns outros países, procuramos, ainda, explicitar as relações entre tais tendências e os processos de avaliação, tanto dos pesquisadores individualmente quanto dos programas de pós-graduação, lócus privilegiado de formação de novos pesquisadores. Ao mesmo tempo, procuramos evidenciar alguns movimentos de resistência que têm sido criados para responder a essas tendências, e que apontam para novas perspectivas que permitam uma maior diversidade de experiências e de processos formativos, visando garantir e preservar o papel das universidades em preparar e formar uma nova geração de pesquisadores. Ainda, buscamos evidenciar as consequências de tais tendências e as possibilidades que se abrem com os movimentos de resistência para o próprio campo de pesquisa da Educação Ambiental.pt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Trends in researchers’ education for environmental education and education for sustainable development.pdf510,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons